O Instituto de Pesquisas e Planejamento de Piracicaba (Ipplap) fará no dia 29 (quarta-feira), a partir das 15h30, o lançamento de duas publicações: Cartilha do Patrimônio Cultural de Piracicaba e o Manual das Obras Para Imóveis Preservados. O lançamento será no Armazém 14 – onde acontece o Salão de Humor – Engenho Central.

Durante o lançamento serão realizadas duas palestras aos participantes. As palestras serão ministradas pelo Arquiteto Paulo de Mello Bastos do (Escritório Arquiteto Paulo Bastos e Associados), autor do projeto de restauração da Catedral da Sé de São Paulo, e pela historiadora do Departamento de Turismo da Prefeitura Municipal de Campinas, Mirza Pellicciotta.

De acordo com o arquiteto Marcelo Cachioni, do Ipplap, a Cartilha do Patrimônio Cultural de Piracicaba é referência ao público que possui interesse sobre o a preservação do patrimônio cultural. O objetivo é de explicar o processo de “Tombamento” (registro em um livro “tombo” de caráter oficial) no qual são anotados os bens de interesse com a preservação das características originais.

O “Manual de Obras para Imóveis Preservados”, é um material desenvolvido e elaborado pelo Departamento de Patrimônio Histórico (DPH), que possui a competência de formular as políticas de preservação do patrimônio de acordo com o Conselho de Defesa do Patrimônio Cultural (Codepac).O Manual servirá de referenciais para proprietários, engenheiros e arquitetos, cujo interesse é de realizar projetos de tombamento seguindo as normas de recuperação e preservação de acordo com a legislação.

O lançamento contará com o apoio da Secretaria da Ação Cultural, Instituto dos Arquitetos do Brasil (IAB) – Núcleo Piracicaba, Conselho de Defesa do patrimônio Cultural (Codepac) e Associação dos Engenheiros e Arquitetos de Piracicaba (AEAP).

O evento é aberto ao público geral com entrada franca. O Engenho Central fica na Av. Maurice Allain, 454, entrada pela ponte pênsil.