A secretaria municipal de Saúde vai iniciar em cinco unidades da rede municipal de saúde o projeto piloto Tratamento Completado. O objetivo é garantir o atendimento completo e reduzir o índice de abandono de tratamento no município.

De acordo com o último relatório do Setor de Saúde Bucal, cerca de 25% das pessoas que iniciam tratamento na rede municipal de saúde não conclui o tratamento. Durante o ano passado, das 13.866 pessoas que iniciaram tratamento, apenas 10.476 fizeram o tratamento completo.

A interlocutora de Saúde Bucal do Município, Dirce Valério da Fonseca, disse que o alto índice de abandono é devido ao imediatismo dos pacientes, que buscam resolver apenas os problemas dentários que incomodam por dor ou estética. “Após tratar o dente que incomoda, o paciente abandona o atendimento sem avisar, prejudicando outros usuários que acabam tendo dificuldades para obter vagas”, disse.

O projeto Tratamento Completado determina que a unidade cumpra cota de 25 tratamentos completos por mês. Segundo o secretário de Saúde, Fernando Cárdenas, a iniciativa busca organizar melhor o serviço e possibilitar que o usuário tenha acesso a atendimento de qualidade e completo.

Além do projeto piloto, está em prática o novo protocolo de atenção, que passou a adequar a capacidade de atendimento à unidade. O agendamento agora é mensal e restringe o número de faltas, sendo aceita apenas uma ausência justificada do paciente. As faltas sem justificativas não são mais aceitas e os usuários estão sendo encaminhados à fila para aguardar novo agendamento.

Para Dirce Valério, a iniciativa melhorou o acesso ao atendimento, pois o número de primeiras consultas subiu e as faltas nas unidades básicas de saúde tiveram queda de 10%. Durante o ano de 2005, 95 mil pessoas foram atendidas pelo sistema.

Investimentos de R$ 314 mil

A Secretaria Municipal de Saúde também efetuou redimensionamento no Setor de Saúde Bucal para melhorar as condições e oferecer mais estrutura ao tratamento dentário. Neste ano, serão investidos cerca de R$ 314 mil em materiais odontológicos e outros R$ 100 mil na compra de instrumentais cirúrgicos.

O Setor de Saúde Bucal, no ano passado, fez 196.826 procedimentos odontológicos em toda a rede a rede municipal de saúde.

O atendimento odontológico na rede municipal de Saúde pode ser obtido em 18 unidades( Alvorada, Anhumas, Ártemis, Balbo, Caxambu, Cecap ( PSF ), Esplanada, Ibitiruna, Jaraguá, Novo Horizonte, Parque Orlanda, Paulicéia, Piracicamirim, Jardim Planalto, Santa Terezinha, Santana e Tupi), em três Centros Comunitários ( Tanquinho ( Convênio Centro Comunitário ), Campestre ( USF ), Tatuapé ( Centro Comunitário ), São Francisco ( Centro Comunitário ), além do Ceo-Centro de Especialidades Odontológicas responsável pelo atendimento de pacientes encaminhados pelas unidades para as especialidades de endodontia, periodontia , odontopediatria e Cirurgia Buco Maxilo Facial.