Dados da Diretoria Regional de Piracicaba do Ciesp (Centro das Indústrias do Estado de São Paulo) demonstram alta no nível de emprego industrial de 1,63%, em fevereiro de 2006.Isso representa acréscimo em torno de 571 novos postos de trabalho entre os nove municípios que compõem a regional.

Piracicaba obteve o quinto lugar entre as 22 regionais com resultados positivos. O Ciesp calcula acumulo para os dois primeiros meses de 1,73%. Este percentual totaliza um acréscimo de 605 novos postos de trabalho. Se comparado aos 12 últimos meses, representa elevação de 3,15%, o permite a equivalência a 1.003 trabalhadores na região.

Mais de 5 mil em 2005

Algumas regiões lideraram o emprego industrial em 2005. Entre estas regiões estão Piracicaba e Sertãozinho. O bom desempenho, destas duas regiões em particulares, pode ser atribuído à indústria sucroalcooleira, que é beneficiada tanto pelo aquecimento das exportações como pelo avanço do consumo interno de álcool.

Os dados foram apresentados na pesquisa do Ciesp. A pesquisa do Ciesp é feita com dados de 1.860 indústrias paulistas, que empregam 661 mil trabalhadores e representam 95% da mão-de-obra do setor no Estado.

Estes dados revelam que a região que mais criou vagas de trabalho em 2005 foi Piracicaba, com variação de 11,56% no nível de emprego. Em seguida aparecem Sertãozinho (11,13%), Guarulhos (6,95%) e Diadema (5,73%)

Já a região de Jaú perdeu 12,35% dos postos de trabalho, ficando abaixo de Franca(–7,19%) e Osasco (–4,47%).

Em Piracicaba foram preenchidas 5.678 novas bagas com carteira assinada, o que corresponde a crescimento de 35,20% indicam que, no ano passado, os setores de serviços e comércio foram os que mais empregaram.