O Poupatempo Municipal no mês de outubro, realizou 7.939 atendimentos, média de 396 pessoas/dia. A maior demanda foi pelo cartão SUS, 3.564, seguido da Semdes, 1.833; Emdhap, 1.185; Finanças (tributos), 849; Semae, 398 e Protocolo, 110. Implantado pela atual administração, o serviço que completou 5 anos em agosto último, tem como responsável, Luiz Carlos Micheletti. Ele ressalta que a grande demanda dos atendimentos é resultante da rapidez, localização central e a agilidade dos serviços na unidade, visando facilitar o acesso aos serviços municipais. Até agosto de 2006, toda prestação de serviços era centralizada no prédio do Centro Cívico. “Essa é justamente a proposta do Poupatempo: facilitar o acesso aos serviços municipais”, completa. Localizada na Avenida Armando Salles de Oliveira, 2056, esquina com a Rua D. Pedro II, a unidade disponibiliza à população ações junto a cinco órgãos diferentes: Finanças, Saúde, Emdhap, Semdes e Semae. Embora o volume de atendimento oscile, diariamente, são cerca de 400 atendimentos/dia, o que representa uma média de 10 mil contribuintes por mês. No Poupatempo, os cidadãos têm acesso a diversos serviços públicos da esfera municipal, com funcionários treinados, auxiliando os usuários na execução de serviços como parcelamento de IPTU, retirada de boleto para pagamento de parcela em atraso, taxas como vigilância sanitária, enterros, BIC (Boletim Informativo Cadastral) e todas as taxas arrecadadas pela Prefeitura; parcelamento, ligação, corte, religação de água e outros. O coordenador da unidade ressalta ser importante a receptividade da população. “Estamos efetuando ajustes para ampliar e melhorar os serviços. Instalamos 10 novas linhas telefônicas para entrar em contato com os pacientes, para o agendamento de consultas médicas”. Observa que os cidadãos estão nos procurando, solucionando dúvidas sem a necessidade de locomoção até o Centro Cívico. Normalmente, o início do ano é a época em que os contribuintes mais procuram a unidade para efetuarem parcelamentos dos tributos. Trabalham na repartição 28 funcionários. De acordo com Micheletti, o Poupatempo cumpriu suas duas premissas básicas, propostas em 2006: “Mudamos a cara do serviço público e aproximamos a administração da população”. Lembra que o padrão de atendimento, hoje elogiado e com índices altos de aprovação, se aperfeiçoou com o tempo, graças à compreensão do cidadão e dedicação dos funcionários. Quem trabalha na unidade passa por treinamento de caráter conceitual dos trabalhos e de integração entre os novos funcionários. “A capacitação é feita no dia a dia de trabalho, onde os funcionários adotam procedimentos para facilitar ainda mais a vida do cidadão”, assegura Micheletti. O secretário de Finanças, pasta à qual o Poupatempo está subordinado, Admir Leite, diz estar contente com a instalação deste centro de excelência em serviços. O Poupatempo é sinônimo de agilidade e eficiência do governo municipal. “A população piracicabana merece esta unidade, facilitando o acesso do cidadão aos mais diferentes serviços públicos”. Balanço semestral do Poupatempo Municipal

Finanças 849
Protocolo 110
Emdhap 1.185
Semdes 1.833
SUS 3.564
Semae 398
Total 7.939

SERVIÇOS

Secretaria/Setor Serviços Oferecidos
-Secretaria Municipal de Finanças Tributos; IPTU; ISSQN e outras taxas, como também parcelamento e levantamento de débitos. Protocolo: Pedidos de serviços municipais diversos
-Secretaria Municipal de Saúde Cartão SUS
-Emdhap Inscrição para casa própria do sistema CDHU e emissão de boleto para pagamento de prestação
-Semae 2ª via de conta de água, solicitação de: religação, certidão negativa, de alteração de nome; reclamação de falta de água; corte a pedido; ligação de água e esgoto
-Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social De agosto de 2006 até março de 2010 eram preenchidos os formulários para confecção de RG, atestado de antecedentes criminais e atestado de pobreza para encaminhar os cartórios de qualquer local deste país para requisitar a 2ª via de certidão de nascimento/casamento/óbito. Atualmente com a inauguração do Poupatempo Estadual, o atestado de antecedentes criminais não é preenchido aqui. Preenche e encaminha os atestados de pobreza para qualquer lugar deste país para pessoas carentes que residem nesta cidade e precisam da 2ª via e tem “dificuldades” em buscar sua certidão (Casamento/Nascimento/Óbito) e a certidão chega neste Poupatempo para que possa ser entregue ao requerente.

Neste mesmo prédio no andar superior há uma equipe do CENTRUS que agendam consultas médicas, exames de mamografia, ultrasson e monitoramento de gestantes.