Você já se viu assistindo a um espetáculo inteiro sem nenhum diálogo, onde a comunicação acontece por meio dos sons? Pois isso será possível às 20h de domingo (30), quando sobe ao palco do Teatro Municipal Dr. Losso Netto o grupo Antropofocus. A trupe vem de Curitiba, Paraná, para apresentar a comédia Contos Proibidos de Antropofocus, que integra a programação do 6º Fentepira (Festival Nacional de Teatro de Piracicaba). A entrada é gratuita.

Partindo da metáfora da incomunicabilidade, as cenas – ou contos – acontecem em ambientes onde pessoas desconhecidas se encontram, mas raramente iniciam uma conversa: dentro de um ônibus, debaixo de uma marquise num dia de chuva ou em um banheiro masculino. Também há contos sobre segredos, coisas que fazemos e que preferiríamos que ninguém ficasse sabendo.

A ideia de fazer um espetáculo assim surgiu porque todos os grandes comediantes usam medidas sonoras para falar de seus trabalhos: o tom da cena, o tempo da piada, o ritmo da peça, o timming de comédia.

Contos Proibidos de Antropofocus teve sua pré-estreia em novembro de 2007 no Teatro da Caixa, em Curitiba, durante a 3ª Mostra Cena Breve, sendo na ocasião selecionada pelo público e curadoria como uma das melhores três cenas da mostra.

Ao ser contemplado com o edital Viagem Teatral do Sesi-SP, o espetáculo percorreu, em 2009, 15 cidades do interior paulista e no mesmo ano venceu o Circuito Cultural do Sesi-PR. Entre os festivais, a trupe levou a trama para o Fentepp (Festival de Teatro de Presidente Prudente), Festival Internacional Mercosur em Córdoba, Argentina, Fenata (Festival Nacional de Teatro de Ponta Grossa) e Festival de Curitiba. Em junho de 2010, Contos Proibidos de Antropofocus foi convidado para ser o espetáculo de inauguração do Teatro da FAP – Faculdade de Artes do Paraná.

Desde a sua fundação, em 28 de outubro de 2000, o grupo Antropofocus dedica-se a observar o ser humano e seu comportamento no cotidiano, sabendo que todas as suas ações podem ser consideradas cômicas, dependendo do prisma pelo qual é observado. O grupo se propõe a investigar os paradigmas da comédia comercial, criando assim peças de comédia que fogem de baixarias e apelações gratuitas.

O grupo surgiu na Faculdade de Artes do Paraná, a partir do ideal de alguns alunos do curso de artes cênicas, que tempos depois encontraram outros amigos aficionados por comédia dispostos a abraçarem a ideia. A primeira peça, Amores & Sacanagens Urbanas, foi apresentada pela primeira vez num auditório de cursinho.

O diretor e fundador do Antropofocus, Andrei Moscheto, tem no improviso a base da criação coletiva que funde visões artísticas em busca de novas respostas. Moscheto trabalhou com Hugo Possolo e dirige o Natal no Palácio Avenida, famosa apresentação do coral de crianças carentes, no centro de Curitiba. Como ator, ganhou dois prêmios; por Cãocoisa e a Coisa Homem, escrita e dirigida por Aderbal Freire Filho, e o por Pequenas Caquinhas, do grupo Antropofocus.

SERVIÇO – Apresentação de Contos Proibidos de Antropofocus, no 6º Fentepira. Domingo, 30 de outubro, às 20h, no Teatro Municipal Dr. Losso Netto (avenida Independência, 277, Centro). Entrada gratuita. Ingressos podem ser retirados na bilheteria uma hora antes do início do espetáculo. Classificação: livre. Informações: (19) 3433-4952, www.fentepira.com.br e www.fentepira.wordpress.com.