Os alunos do Técnico em Arte Dramática do Senac Piracicaba encenarão, no sábado (29), às 22h, o espetáculo Vereda da Salvação. Com entrada gratuita, a apresentação faz parte das atividades paralelas Cenas sem Fronteiras do 6º Fentepira (Festival Nacional de Teatro de Piracicaba) e acontece na Sala 2 do Teatro Municipal Dr. Losso Netto.

Obra do dramaturgo Jorge Andrade, a peça narra o terceiro dia de jejum da semana das penitências, véspera da reunião anual com o líder religioso. Tomados pelo fervor da religião, os agregados cometem várias atrocidades em nome da fé e revivem, à sua maneira, a paixão bíblica.

Escrita em 1964, Vereda da Salvação retrata o homem simples do campo no interior de Minas Gerais que, esmagado pela miséria e sem possibilidade de dias melhores, vê na palavra divina uma passagem mística e religiosa. A angústia e os sofrimentos serão substituídos por felicidade e prazer, recriando o drama do Calvário.

Segundo Ricardo Araújo, professor do curso e diretor do espetáculo, o processo de montagem envolveu os 18 alunos durante quatros meses. “Eles participaram de toda a composição do espetáculo e foram responsáveis pela construção de figurinos, adereços, maquilagem e cenário. Com a montagem, buscamos vivenciar a transversalidade desenvolvida em outros módulos do curso.”

O elenco é composto por Joydson Ricardo, Eder Lucz, Fernanda Zancope, Rhay de Souza, Jéssica Souza, Alinne Nêmessys, Dayane de Florio, David Vicente, Suzane Leite, Jeferson Osik, Pristukka Gois, Roberta Miguel, Cristiane Galera, Raíssa Natasha, Luis Augusto, Alan Henrique, Kauê Braga e Rafael Almeida. A peça não é recomendada para menores de 14 anos.

O Fentepira acontece de 28 de outubro a 6 de novembro no Teatro Municipal Dr. Losso Netto, Casarão do Turismo da Rua do Porto, Educomunicamos! Ponto de Cultura, Ponto de Cultura Garapa, Cemitério da Saudade e Praça José Bonifácio. A realização é da Prefeitura do Município de Piracicaba, por meio da Semac (Secretaria Municipal da Ação Cultural), com apoio da Apite! (Associação Piracicabana de Teatro), Sesi, Senac, Sesc, Tusp Piracicaba, Unimep (Universidade Metodista de Piracicaba) e Esalq (Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz).

SERVIÇO – Cenas sem Fronteiras do 6º Fentepira, com a apresentação de Vereda da Salvação. Sábado, 29 de outubro, às 22h, na Sala 2 do Teatro Municipal Dr. Losso Netto (rua Gomes Carneiro, 1212, Centro). Entrada gratuita. Mais detalhes e programação completa no site oficial www.fentepira.com.br e no blog www.fentepira.wordpress.com. Redes sociais: Facebook (Fentepira Piracicaba) e Twitter (@fentepira). Outras informações: (19) 3433-4952.