Partindo do mito grego Orestéia, o coletivo [pH2]:estado de teatro traz a Piracicaba o espetáculo Átridas, com apresentação no sábado (29), no Teatro Municipal Dr. Losso Netto, às 20h. A atração – que tem entrada gratuita – integra a mostra principal do 6º Fentepira (Festival Nacional de Teatro de Piracicaba), que recebe dez trupes de teatro de vários estados brasileiros até o dia 6 de novembro.

O espetáculo evoca as personagens trágicas Agamênon, Clitemnestra, Orestes, Ifigênia, Cassandra e Egisto e busca discutir os vínculos afetivos e as relações de violência em nosso tempo. Átridas apresenta como ponto de partida o encontro familiar para o retorno de Orestes e desenvolve em cena o desenrolar de relações humanas onde afetos e ímpetos criminosos de toda a família Átrida vêem à tona.

A eleição por um material originalmente trágico deu-se pelo desejo de se perguntar sobre as relações humanas e seus vínculos de afeto, que à luz do elo passional pertencente à constituição mítica da Orestéia mostrou-se como um material provocativo para enxergarmos o nosso tempo.

Dispondo os espectadores em arena e apresentando um espaço cênico que se configura como ágora, o espetáculo evoca as figuras trágicas gregas e constitui um espaço híbrido de celebração e de “acerto de contas”, que convida o público a testemunhar as ações e discursos das personagens que manifestam suas paixões de modo limite – inebriadas de orgulho, memória, confusão, amargura do passado e expectativa em relação ao futuro.

Possibilitando que todos vejam e sejam vistos, o público é convidado pelos atores/personagens a adentrar o espaço ficcional do espetáculo, onde as expectativas da recepção e os limites entre palco e plateia são constantemente colocados em xeque pela encenação.

Com um estilo performático de interpretação, que privilegiou no processo criativo o cruzamento das individualidades de cada ator com o imaginário pessoal em relação às figuras trágicas e dos aspectos levantados durante o estudo coletivo, os atores de Átridas lançaram mão de escolhas e intuições pessoais na construção das personagens e apresentam um jogo cênico que busca a manifestação de um pulso vivo e aberto de representação e o estabelecimento de um movimento interativo com o espectador.

Não utilizando cenografia e apresentando poucos materiais cênicos, os conceitos de iluminação, sonoplastia e figurino são os responsáveis pela caracterização tanto das figuras trágicas quanto dos espaços de cena, assumindo, o espetáculo, a materialidade dos locais onde o mito é evocado e o encontro com o espectador se estabelece.

Átridas foi desenvolvido em processo colaborativo durante todo o ano de 2010 no projeto de Residência Artística Obras em Construção, da Associação Cultural Casa das Caldeiras (São Paulo). Também foi integrante do projeto de conclusão de graduação da diretora Maria Emilia Faganello contando com a orientação do artista e professor Antônio Araújo.

O espetáculo realizou apresentações em dezembro de 2010 no Teatro Laboratório da ECA-USP (Escola de Comunicação e Artes da Universidade de São Paulo). Em 2011 foi selecionado para integrar a Mostra Experimentos 2011 do Tusp (Teatro da Universidade de São Paulo), com apresentações em março deste mesmo ano, e foi selecionado para apresentar-se na Mostra de Teatro da Cia Elevador de Teatro Panorâmico, no mês de agosto.

O espetáculo também integra o projeto Diálogos com o Trágico: perspectivas contemporâneas, do grupo [pH2]: estado de teatro, integrante do programa de Fomento ao Teatro da cidade de São Paulo.

A direção é de Maria Emilia Faganello, formada em direção teatral pela Universidade de São Paulo, e que trabalha como diretora, atriz e arte-educadora.

O [pH2]: estado de teatro inicia sua trajetória dentro do curso de artes cênicas da Universidade de São Paulo, orientado por Antônio Araújo, em agosto de 2007 e, é formado por 14 artistas de formações distintas (direção, interpretação, teoria, pedagogia e música) e atualmente foi contemplado pela 18ª edição da Lei de Fomento ao Teatro para a Cidade de São Paulo e pelo projeto de temporada do Núcleo de Teatros Distritais da Secretaria Municipal de Cultura de São Paulo.

Em 2009, a trupe paulistana participou do 4º Fentepira com o espetáculo Manter em Local Seco e Arejado, a segunda criação do [pH2]: Estado de Teatro. A trupe tem no currículo as montagens Mantenha Fora do Alcance de Crianças e Dr. Fábio e os Infames.

Com os espetáculos, o coletivo [pH2] tem percorrido vários festivais no país, a exemplo da 2ª Mostra de Experimentos do Tusp. 4ª Mostra de Referências Teatrais de Suzano, 22º Festival Internacional de Teatro Universitário de Blumenau, 23º FESTIVALE – Novas tendências, 33° Feste – Pindamonhangaba, 37° Fenata, Festival Internacional de Teatro de São José do Rio Preto, entre outras.

SERVIÇO – Apresentação de Átridas, no 6º Fentepira. Sábado, 29 de outubro, às 20h, no Teatro Municipal Dr. Losso Netto (avenida Independência, 277, Centro). Entrada gratuita. Ingressos podem ser retirados na bilheteria uma hora antes do início do espetáculo. Duração: 70 minutos. Classificação: 12 anos. Informações: (19) 3433-4952, www.fentepira.com.br e www.fentepira.wordpress.com.