O domingo ensolarado foi de muita alegria para os moradores da região do Cecap e Eldorado. Na manhã deste 25 de setembro foi entregue a ampliação e revitalização do Parque Regional de Lazer, na avenida Eurico Gaspar Dutra. Onde havia muito lixo e entulho, hoje existem brinquedos, academia e campos. “Até 2005 essa área era depósito de entulho e lixo, formando criadouro de animais como ratos. Hoje o prefeito Barjas entrega à população essa área bonita, com equipamentos que permitem a prática esportiva por pessoas de todas as idades, promovendo assim a saúde”, disse o secretário de Esportes, Pedro Mello.

Nos seus 1.700m² foram instalados novos equipamentos esportivos que garantem lazer, diversão e entretenimento para todos os moradores, com áreas de alongamento na pista de caminhada, moderna iluminação, bebedouros, seis lixeiras, 15 bancos de madeira e outros três de alvenaria, e vestiários junto ao campo de futebol.

Nas novas áreas de parque infantil, bancos e mesas de jogos, e academia de ginástica ao ar livre (com estação multiuso exercitadora, simulador de cavalgada, alongador, pressão das pernas, simulador caminhada, esqui, rotação dupla diagonal e rotação vertical) foram instalados quatro pergolados de madeira, que proporcionam um leve sombreado e deixam o local mais agradável à prática esportiva.

Além disso, o Parque conta com campos de futebol gramado e de areia e uma quadra para vôlei de areia e futevôlei. Rogério Vidal, secretário de Defesa do Meio Ambiente, enfatizou que a região do Cecap têm crescido com os investimentos da Prefeitura: “Hoje é entregue essa linda área de lazer. Recentemente foi inaugurada um reservatório d’água para a região. Está em construção o Hospital aqui próximo, logo teremos um novo shopping próximo também. O bairro está crescendo, assim como a cidade”.

O prefeito Barjas Negri, ao lado de secretários, vereadores e líderes comunitários, ressaltou a importância da participação de todos nesse processo de melhorar a qualidade de vida dos piracicabanos. “Hoje há comunicação entre os poderes e a sociedade. O líder comunitário consegue expor alguma questão e fazer sugestões aos vereadores, secretários e prefeito, assim como acontece com os vereadores que hoje conseguem se reunir com o prefeito e seu secretariado. Existe uma união entre todos em prol de uma cidade melhor.”

Lazer no Parque

Além da entrega do Parque, durante o dia foram realizados shows para todos os gostos, apresentações esportivas, brincadeiras e jogos para crianças, corte de cabelo, massagem, aferição de pressão, distribuição de pipoca e algodão doce. Organizado pela Secretaria de Esportes, Lazer e Atividades Motoras (Selam), com apoio de outras secretarias, o Lazer no Parque contou com atividades desde às 8h30 até 15h.

O evento é realizado em todas as regiões de Piracicaba, sempre com atrações locais para valorizar artistas e esportistas de toda cidade. No palco, as apresentações começaram com os alunos da ginástica artística e rítmica da Selam. Em seguida, os cachorros do Canil da Guarda Civil fizeram demonstrações. Pouco antes da entrega do novo equipamento, o Encontro de Gerações participou com coral e violão. A fanfarra da EM Prof. Francisco de Almeida Kronka encerrou a solenidade.

Após a inauguração, o palco foi do mágico Anderson Camargo. O dia ainda teve as apresentações da Associação de Capoeira Nação Negra, Musical Essenciale, Patrulheiro da Viola, do cantor sertanejo João Henrique, Esquadrão do Axé e das duplas Gelso e Joseli, Neto e Maira.

Nos campos haverá festival de futebol de areia e de grama, com crianças do Projeto Desporto de Base (PDB) dos núcleos Tatuapé, Santa Teresinha, Sol Nascente e Vila Monteiro. Às 11h aconteceu um amistoso entre funcionários da Selam/ Prefeitura e moradores do Cecap/ Eldorado.

As crianças ainda puderam brincar no balão pula-pula, tobogã e cama elástica. Os pequenos se divertiram também no dominó, damas, xadrez, amarelinha, boliche, jogos de alvo, vôlei e tênis de mesa.

Ademais, a equipe do Instituto Embeleze ofereceu corte de cabelo. Para os mais estressados, a equipe do Quick Massage (Avistar) fez massagem gratuitamente. Os alunos da Faculdade Anhanguera aferiram a pressão e fizeram teste de glicemia. Professores e alunos das Faculdades Integradas Maria Imaculada deram orientações sobre Políticas de Assistência Social

As pessoas também puderam ir na minibiblioteca, além de comer pipoca e algodão doce de graça. Durante toda a atividade foram sorteados brindes aos que estiverem presentes.