\"\"\"\\"\\\\"\\\\"\\"\"\"\\"\\\\"\\\\\\\\"\\\\\\\\"\\\\"\\"\"\"\\"\\\\"\\\\\\\\"\\\\\\\\"\\\\"\\"\"Os amantes dos esportes aquáticos, mas principalmente os portadores de necessidades especiais, têm neste domingo uma data a comemorar. Foi nesta manhã que Piracicaba recebeu mais duas piscinas para utilização do público em geral, mas prioritariamente para os portadores de necessidades especiais e para os apreciadores de um esporte bem brasileiro e paulista, que é o biribol. A inauguração, concorridíssima, contou com a participação de diversas\"\\"\\\\"\\\\\\\\"\\\\\\\\"\\\\"\\"\" autoridades da cidade de Piracicaba e com um grande público que já é usuário dos equipamentos públicos aquáticos.

Durante a solenidade, a gerente da piscina municipal Samuel Castro Neves, Maria das Graças Silva, a Baiana, lembrou da importância destes espaços e do valor para todos. “É uma conquista de todos, dos \"\"portadores de necessidades especiais, dos professores, dos colaboradores e do público em geral”.

O Presidente do Condef (Conselho Municipal dos portadores de deficiência) Fernando Domingues, lembrou do componente simbólico de uma obra desta. “São através destas obras que as pessoas com deficiência vão garantindo o seu direito à cidadania no Brasil”.

O Vereador André Bandeira relembrou a luta para a construção das piscinas e como vê-las prontas é importante. “É uma luta que começou no início do meu primeiro mandato em 2005. Fomos à São Paulo, conversamos eu, Célia Leão e Lars Grael (todos portadores de necessidades especiais para conseguirmos esta obra. Hoje temos este bem público e um benefício para todos”. O Secretário Municipal de Esportes, Lazer e Atividades Motoras, Pedro Antônio de Mello, lembrou do trabalho desenvolvido pela administração em prol do esporte como promotor de saúde e qualidade de vida. “Já fizemos 389 obras para o desenvolvimento do esporte.\"\\"\\\\"\\\\\\\\"\\\\\\\\\\\\\\\\"\\\\\\\\\\\\\\\\"\\\\\\\\"\\\\"\\"\"

\"\\"\\\\"\\\\\\\\"\\\\\\\\"\\\\"\\"\"O Prefeito Barjas Negri lembrou da importância de um administrador atender aos anseios da população e também dos vereadores e enalteceu o trabalho de André Bandeira, que levantou a bandeira da acessibilidade e consegui provocar várias mudanças já na questão da inclusão do deficiente. “Pelas mãos do Bandeira, nós já fizemos várias guias rebaixadas nas cidades, fizemos rampas de acesso em obras públicas ou de acesso público”.

No fim da solenidade, o público que prestigiou o evento pôde assistir uma\"\" partida de exibição de biribol de Piracicaba e Americana.\"\\"\\\\"\\\\\\\\"\\\\\\\\"\\\\"\\"\"

A piscina de biribol, esporte semelhante ao vôlei, praticado dentro d’água, tem medidas oficiais de 8x4m e 1,30m de profundidade. A piscina para portadores de necessidades especiais ou com mobilidade reduzida ou que necessitam de cuidados especiais, está equipada com piso sensitivo para deficientes visuais, piso antiderrapante, entradas para cadeirantes, para não cadeirantes com barra de apoio e para deficientes visuais, além de barra de apoio em todo o entorno. Ela tem 12,25 por 12,80 metros, com profundidade variável de 0,70 cm até 1,70m.\"\\"\\\\"\\\\\\\\"\\\\\\\\\\\\\\\\"\\\\\\\\\\\\\\\\"\\\\\\\\"\\\\"\\"\"

Junto às duas piscinas foram construídos vestiários, também adaptados, e arquibancadas com três níveis e acesso para cadeirantes. Este novo espaço fica ao lado da Piscina Municipal Dr. Samuel de Castro Neves, com entrada pela rua Silva Jardim.