O Semae (Serviço Municipal de Água e Esgoto) está investindo em melhorias para acabar com o mau cheiro da Estação de Tratamento de Esgoto Piracicamirim, ocasionado pela alta concentração de gás sulfídrico. Na tentativa de amenizar o incômodo – reclamação antiga dos moradores – o presidente do Semae, Vlamir Augusto Schiavuzzo, determinou ao Departamento de Tratamento e Esgoto da autarquia, a elaboração de rigoroso estudo.

A boa notícia é que o Semae está implantando projeto pioneiro, onde será possível captar o biogás produzido pela ETE, minimizando a exalação de odores. Segundo Schiavuzzo, o projeto determina que todos os reatores anaeróbios da Estação voltem à concepção original do projeto, que previa uma cobertura. “A empresa de engenharia Ambiental desenvolveu o projeto que contempla a cobertura definitiva e eficiente dos reatores, em lona de P.V.C. Esse processo vai captar todo biogás, impedindo que o gás sulfídrico entre em contato com o ar”, detalha.

João Carlos Marconato, responsável pelo Departamento de Tratamento de Esgoto, explica que o projeto definitivo já foi entregue e o Semae vem executando as melhorias por etapas.

Após consulta aos moradores do Jardim Brasília, o Semae inicialmente executará as correções em uma das 12 células.

“Em seguida, outras 11 células serão reparadas, para que o projeto seja finalizado completamente”, esclarece Marconato.

O cronograma de obras prevê período de 180 dias para conclusão, após o início oficial. O projeto está orçado em cerca de R$ 60 mil por célula (reatores anaeróbios, onde ocorre o tratamento do esgoto bruto da população, captado em toda a bacia do Piracicamirim). A previsão é que os trabalhos comecem nas próximas semanas.

A ETE Piracicamirim é a principal estação de tratamento de esgoto doméstico de Piracicaba, responsável pela despoluição da Bacia do Ribeirão do Piracicamirim. Foi projetada para atender uma população de até 90 mil habitantes. Atualmente, atende 68 mil habitantes.

O tratamento de esgoto da ETE Piracicamirim divide-se em várias etapas:

* Gradeamento – responsável pela remoção de materiais grosseiros que não deveriam estar no esgoto, como madeira, plásticos, preservativos, absorventes entre outros

* Caixa de areia – nesta etapa remove-se a terra que está misturada com o esgoto * Reator anaeróbio – processo biológico (realizado através de bactérias), no qual há redução da matéria orgânica que causa a poluição dos rios

* Lagoa aerada – processo biológico (realizado através de bactérias) que remove a matéria poluidora que o reator anaeróbio deixou de remover. É o complemento do processo de tratamento. Em seguida, o líquido é descartado no ribeirão do Piracicamirim, com qualidade 95% melhor se comparado com o esgoto antes do tratamento.