A administração municipal está reformando uma área de 120 metros quadrados localizada no bairro IAA. O espaço pertence à Secretaria Municipal de Educação e foi cedido para tornar-se sede própria da equipe do Programa de Saúde da Família (PSF) do IAA, que atualmente funciona em um imóvel alugado. Estão sendo investidos R$ 66.378,90 para execução da obra que tem a previsão de entrega para maio deste ano.

A unidade irá beneficiar uma população estimada em três mil e seiscentas pessoas e será dotada de consultórios, salas de enfermagem, inalação e recepção totalmente equipadas para abrigar a equipe de PSF composta por um médico generalista, um enfermeira, duas auxiliares de enfermagem e seis agentes comunitários de saúde.

O PSF IAA faz parte do grupo de cinco equipes de PSF criadas em outubro de 2005, que representaram investimentos de cerca de R$1,1 milhões na atenção básica de saúde. As cinco equipes Jardim Astúrias, Jardim das Flores ( região da Vila Cristina), SerraVerde/Água Branca (região dos Jardins Serra Verde/Oriente), Jardim Paineiras (região do bairro São Jorge) e IAA (região de Santa Teresinha) são responsáveis pelo atendimento de pelo menos 20 mil pessoas, totalizando na cidade 25 equipes de PSF, com 85 mil piracicabanos beneficiados.

O secretário de Saúde, Fernando Cárdenas, disse que neste ano serão criadas outras cinco equipes em áreas prioritárias do município, onde os indicadores de saúde estão abaixo do esperado. A iniciativa faz parte do programa da administração atual que tem como meta implantar 20 equipes de PSF, cinco em cada ano. De acordo com Cárdenas, para atingir a meta serão necessários mais de R$4 milhões em investimentos.