A Secretaria municipal de Defesa do Meio Ambiente-Sedema deverá iniciar na segunda quinzena deste mês, a obra de reforma do portão lateral do Cemitério da Saudade, localizado na avenida Independência que se encontra fechado.

A empresa vencedora da licitação pública é a Ampletc Gestão Ambiental Ltda, que no prazo de 60 dias deverá concluir a obra. O custo foi orçado em R$ 23.070,94.

Conforme o engenheiro civil de obras da Sedema, Márcio Antônio Maruko, o Portão está fechado há cerca de três anos, por motivo de segurança, de acordo com laudo técnico da Secretaria.

Aos visitantes do Cemitério da Saudade restam duas entradas de acesso: o portal da avenida Piracicamirim e o portão na rua Coriolano Ferraz do Amaral. Por dia, passam pelo cemitério aproximadamente 1.000 pessoas, entre visitantes e funcionários do local.

Portal Principal completa 100 anos

Ainda no Cemitério está prevista para este ano a obra de restauro do Portal principal, localizado em frente a Praça da Saudade. A construção foi autorizada em 1906, portanto completando este ano seu centenário. A construção tem características neoclássicas, projetada por Serafino Corso e construída por Carlos Zanotta.

De acordo com o arquiteto, João Chaddad, o projeto de recuperação do local é do Instituto de Planejamento e Pesquisas de Piracicaba – IPPLAP e no momento está sendo concluído.Posteriormente, a obra deverá ser orçada e para a execução, a Prefeitura está buscando parcerias entre as funerárias locais.

Conforme pesquisa de 2003, por Marcelo Cachioni, no mestrado em Urbanismo pela Puc de Campinas, descreve que o Portal se constitui com uma fachada frontal formada por quatro pilares, entablamento, cornijas e tríglifos, e platibanda decorada com figuras em relevo. Nas extremidades, há vasos cobertos com panos esculpidos.

O conjunto é coberto por uma cúpula arrematada com uma tocha, que pode ser encontrada nos arremates dos muros. Na entrada há quatro figuras em relevo representando serafins e querubins, todas diferentes entre si.

O portão de ferro foi trazido da Alemanha pelo arquiteto Serafino Corso e a epígrafe OMNES SIMILES SUMUS foi pintada em 1941 pelo artista Joca Adâmoli, atendendo ao pedido do Prefeito José Vizioli.

O Portal do Cemitério da Saudade – Praça da Saudade é tomabado pelo Codepac- Conselho de Defesa do Patrimônio Cultural de Piracicab, pelo decreto nº 10.019.O Cemitério da Saudade ocupa área de 145 mil metros quadrados, tem 20 mil túmulos, 90 quadras, 1 avenida, 12 ruas e 11 travessas (de A a K), guarda 124 mil restos mortais e realiza aproximadamente mil sepultamentos por ano.