Para marcar o Dia Internacional da Mulher, o Instituto de Previdência e Assistência Social dos Funcionários Municipais de Piracicaba (Ipasp) abriu, na manhã de hoje (08/03), exposição em topiaria da artista e servidora municipal Rossane Sodré Rossi.

Rossane é professora de Educação Artística da escola municipal do Jaraguá e está no funcionalismo há 15 anos. Na topiaria, a artista descobriu um prazer e uma alternativa de renda. “Num momento difícil

da minha vida, a topiaria surgiu como alternativa e terapia”, explica a artista, que há cinco anos realiza trabalhos com este tipo de artesanato (confecção de objetivos utilizando sementes e folhas secas).

Esposa, mãe de dois filhos adolescentes e professora, a mineira de Itajubá fala sobre a importância de valorizar as mulheres. “É uma data que merece ser lembrada sim, especialmente para destacar a sensibilidade feminina”, defende.

A presidente do Ipasp, Maria Della Villa, explica que a intenção do Espaço Cultural do Instituto é justamente valorizar os talentos artísticos dos servidores municipais. “No mês em que se comemora o Dia Internacional da Mulher, o público terá a oportunidade de conhecer trabalhos de muito bom gosto e sensibilidade”, afirma Maria.

A exposição conta com objetos de decoração, como mini-árvores, quadros, porta-jóias, porta-chás entre outros enfeites. “São trabalhos manuais que misturam natureza e arte”, detalha a artista Rossane Rossi.

CONVITE – A presidente do Ipasp, Maria Della Villa, convida o servidores municipais e público para prestigiarem a exposição: “com certeza, uma boa oportunidade para apreciar um detalhado trabalho artesanal”, convida Maria.

TOPIARIA – Admiradora da natureza, Rossane afirma que através da topiaria conseguiu aperfeiçoar sua ligação com a arte. “Cada semente tem uma forma e uma cor, além de um significado especial. Por isso, todos os trabalhos têm particularidades”, defende a artista.

Rossane defende que a natureza fornece componentes interessantes para a composição artística. “Em suas formas e cores, a natureza é um campo aberto à criatividade”, afirma a artista.

* A exposição da artista Rossane Sodré Rossi pode ser vista diariamente – até o final do mês – na sede do Ipasp, das 8 às 17 horas. O Ipasp fica na Avenida Dr. Paulo de Moraes, 266 – Telefone: 3433.9870 ou 3433.9877.