Preocupada com a saúde da mulher a Prefeitura, por intermédio da Secretaria Municipal de Saúde, vêm investindo em vários programas específicos que visam seu bem-estar. Estes programas têm como objetivo orientar, prevenir e combater os males que atingem mulheres em todas as faixas etárias.

Segundo o médico Guilbert Ernesto de Freitas Nobre, responsável pelos programas relacionados à saúde da mulher, o município implantou em 2005 o Pacto para Redução do Óbito Infantil. O programa atende gestantes de todas as idades fazendo o acompanhamento do pré-natal e pós-parto durante um ano. Os resultados apareceram já no primeiro ano, diminuindo de 14% para 11% o número de óbitos.

O planejamento familiar também recebe atenção por parte da Prefeitura. A Rede Municipal de Saúde teve aumento da carga de anticoncepcionais visando atender maior número de mulheres. Numa parceria com a Rede Municipal de Ensino, os adolescentes são abordados de forma diferenciada e orientados como utilizar os contraceptivos. A Prefeitura também oferece as cirurgias de vasectomia, para homens, e laqueadura para mulheres. Por se tratar de cirurgia mais simples, os profissionais orientam o casal a fazer vasectomia.

O exame preventivo para câncer de mama, colo de útero e tratamento hormonal para quem está na terceira idade é encontrado em toda a rede municipal, como Unidades Básicas de Saúde (UBS) e Programa de Saúde da Família (PSF). Quando houver necessidade de atendimento especializado, as pacientes são encaminhadas para o Centro Especializado da Saúde da Mulher (Cesm), à Rua Santa Cruz, 2.043, de segunda a sexta-feira, das 7h às 16h. Se a mulher necessitar de atendimento ainda mais especializado, há o encaminhamento para os hospitais.