Começa amanhã (8) o curso de capacitação para cortadores de cana, realizado pela Prefeitura, em parceria com o Grupo Cosan.

O curso, que conta com 360 inscritos, entre homens e mulheres acima de 18 anos, será ministrado pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar) e, segundo a Semdes (Secretaria de Desenvolvimento Social), deve acontecer nos Centro Regionais de Assistência Social (Cras) Novo Horizonte, Mário Dedini, Ipanema, Jardim São Paulo, Parque Piracicaba e na sede da Secretaria.

As aulas serão em período integral com teoria e prática. Ao final do curso, os alunos devem receber certificado de capacitação além de contrato com Grupo Cosan. A convocação dos alunos foi da Semdes, através de contato telefônico.

O Contrato

Desde setembro do ano passado, a Semdes recebeu inscrições de trabalhadores interessados na capacitação que, após a conclusão do curso, devem ser contratados pelo Grupo Cosan.

Serão garantidos aos alunos: Registro em Carteira de Trabalho com ganho mínimo mensal de R$ 434,00 (salário nominal mais horas de transporte), cesta alimentar, 50% reembolso e auxílio ótica (extensivo aos dependentes), participação em apólice de seguro de vida em grupo, atendimento odontológico ambulatorial, atendimento médico ambulatorial, cooperativa de crédito, oportunidade para complementação escolar na empresa (até ensino médio), Programa de Participação nos Resultados (PPR), transporte gratuito até local de trabalho, gratuidade de ferramentas de trabalho e equipamentos de proteção individual (EPI) e garantia de todos os direitos trabalhistas (registro em carteira, FGTS, INSS, 13º salário, férias etc).

A realização do curso de capacitação é uma iniciativa das secretarias municipais de Desenvolvimento Social e Indústria e Comércio, com apoio do Senar, Afocapi/Coplacana, Sindirpi, Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Piracicaba e Região, e Grupo Cosan.