A Secretaria Municipal de Saúde intensifica, a partir de quarta-feira (8), o trabalho preventivo-orientativo nas UBSs (Unidades Básicas de Saúde) e PSFs (Programa Saúde da Família) aos pacientes hipertensos-diabéticos.

A intenção, de acordo com a coordenadora das UBSs, a médica Manuella Campoy Ramos, é familiarizar os pacientes com a doença, fornecendo orientação e reforçando a importância do tratamento correto e contínuo. No Brasil, de 10 a 15% da população é hipertensa, sendo que a maioria das pessoas desconhece que são portadoras de hipertensão.

Manuella Ramos explica que a Secretaria de Saúde refez o protocolo de hipertensos/diabéticos, estabelecendo como padrão a orientação aos usuários das UBSs e PSFs. “Vamos massificar as informações, fornecendo detalhes e organizando ações que possibilitem a discussão de alternativas para melhorar a rotina dos pacientes hipertensos”, detalha a médica.

A coordenadora das UBS explica que na unidade de Ártemis foi realizado um projeto experimental com 520 pacientes. “Os resultados foram extremamente positivos, nos motivando a organizar ações em todas as nossas unidades de saúde”, afirma.

De acordo com a médica Manuella Ramos, a Secretaria deve montar grupos de orientação, para buscar alternativas conjuntas com os pacientes hipertensos e diabéticos. O município conta com 25 unidades básicas de saúde e 23 PSFs.

A médica lembra que a hipertensão arterial é um dos problemas médicos mais comuns da população mundial. É muito sério, porque é silencioso e só reconhecido pelas lesões dos órgãos atingidos. É uma doença vascular de todo o organismo e que deixa ‘marcas’ nos órgãos atingidos como coração, cérebro, rins, vasos e visão.

DIABÉTICOS – Na semana passada, a Secretaria Municipal de Saúde iniciou a distribuição de kits com equipamentos para monitoramento de diabetes a 1454 pacientes cadastrados nas farmácias e unidades de saúde. O investimento total de R$ 770 mil reais foi custeado pelo governo do Estado (R$ 468 mil reais) e pela Prefeitura (R$ 298 mil reais).

O kit é composto por monitor hiperglicêmico, fitas e lancetas. A distribuição está sendo feita pelas equipes de enfermagem, que fornecem orientação para uso adequado do equipamento. Nas consultas médicas de rotina, os pacientes também recebem informações sobre a forma correta de utilizar os kits para obter o monitoramento adequado. A rede municipal conta com seis farmácias regionais e 13 descentralizadas.

ENTENDA A HIPERTENSÃO

O coração é uma bomba eficiente que bate de 60 a 80 vezes por minuto durante toda a vida e impulsiona de 5 a 6 litros de sangue por minuto para todo o corpo.

Pressão arterial é a força com a qual o coração bombeia o sangue através dos vasos. É determinada pelo volume de sangue que sai do coração e a resistência que ele encontra para circular no corpo.

Ela pode ser modificada pela variação do volume de sangue ou viscosidade (espessura) do sangue, da freqüência cardíaca (batimentos cardíacos por minuto) e da elasticidade dos vasos. Os estímulos hormonais e nervosos que regulam a resistência sangüínea sofrem a influência pessoal e ambiental.

Hipertensão arterial é a pressão arterial acima de 140×90 mmHg (milímetros de mercúrio) em adultos com mais de 18 anos, medida em repouso de quinze minutos e confirmada em três vezes consecutivas e em várias visitas médicas.

Elevações ocasionais da pressão podem ocorrer com exercícios físicos, nervosismo, preocupações, drogas, alimentos, fumo, álcool e café.

A pressão arterial é considerada normal quando a pressão sistólica (máxima) não ultrapassar a 130 e a diastólica (mínima) for inferior a 85 mmHg.