Começa na próxima quarta-feira (8) o curso de capacitação para cortadores de cana, que será ministrado pelo Senar (Serviço Nacional de Aprendizagem Rural), contemplando 360 inscritos. A iniciativa é fruto de parceria entre a Prefeitura e a iniciativa privada (Grupo Cosan), que pretende contratar os participantes do curso.

De acordo com a Secretaria de Desenvolvimento Social (Semdes), as aulas ocorrerão entre os dias 8 e 20 de março, nos centros regionais de assistência social (Cras Novo Horizonte, Mário Dedini, Ipanema, Jardim São Paulo e Parque Piracicaba) e na sede da Secretaria. Os alunos foram distribuídos de acordo com a proximidade de suas residências.

O conteúdo será transmitido por profissionais do Senar, que ministram as aulas em período integral. Na parte da manhã, ocorre a aula teórica, e no período da tarde, os alunos terão aulas práticas (no campo).

A convocação dos alunos será feita pela Semdes, através de contato telefônico. Todos os participantes receberão certificados de capacitação para a função de trabalhadores rurais especializados no corte de cana.

MÃO-DE-OBRA ESPECIALIZADA – Entre os meses de setembro e fevereiro, a Semdes vem recebendo inscrições de trabalhadores interessados em se capacitar para o corte de cana. Foram registradas 360 inscrições, que foram abertas a homens e mulheres com mais de 18 anos (sem a exigência de escolaridade mínima).

Após a capacitação, o Grupo Cosan pretende contratar os integrantes do curso, aos quais serão garantidos Registro em Carteira de Trabalho com ganho mínimo mensal de R$ 434,00 (salário nominal mais horas de transporte), cesta alimentar, ­50% reembolso e auxílio ótica (extensivo aos dependentes), participação em apólice de seguro de vida em grupo, atendimento odontológico ambulatorial, atendimento médico ambulatorial, cooperativa de crédito, oportunidade para complementação escolar na empresa (até ensino médio), Programa de Participação nos Resultados (PPR), transporte gratuito até local de trabalho, gratuidade de ferramentas de trabalho e equipamentos de proteção individual (EPI) e garantia de todos os direitos trabalhistas (registro em carteira, FGTS, INSS, 13º salário, férias etc).

A realização do curso de capacitação é uma iniciativa das secretarias municipais de Desenvolvimento Social e Indústria e Comércio, com apoio do Senar, Afocapi/Coplacana, Sindirpi, Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Piracicaba e Região, e Grupo Cosan.