A Secretaria Municipal de Saúde iniciou, na última quarta-feira (01), a distribuição de kits com equipamentos para monitoramento de diabetes a 1454 pacientes cadastrados nas farmácias e unidades de saúde. O investimento total de R$ 770 mil reais foi custeado pelo governo do Estado (R$ 468 mil reais) e pela Prefeitura (R$ 298 mil reais).

Na tarde desta sexta-feira (03), o secretário de Saúde, Fernando Cárdenas, detalhou como será feita a distribuição dos kits e os benefícios para os pacientes diabéticos. Segundo Cárdenas, o kit é composto por monitor hiperglicêmico, fitas e lancetas. “Os kits são cedidos aos pacientes, que assinam termo de responsabilidade. Ou seja, o equipamento continua pertencendo ao Estado, que cede para uso dos pacientes”, detalha.

A distribuição está sendo feita, de acordo com a diretora-técnica da Secretaria de Saúde, Adriana Cresta, pelas equipes de enfermagem, que fornecem orientação para uso adequado do equipamento. Nas consultas médicas de rotina, os pacientes também receberão informações sobre a forma correta de utilizar os kits para obter o monitoramento adequado. A rede municipal conta com seis farmácias regionais e 13 descentralizadas.

Como a maioria dos pacientes não tem familiaridade com o equipamento, a farmacêutica Adriana Cresta acredita que haverá um período de adaptação, tanto para os usuários quanto para os próprios profissionais da rede municipal de saúde. A farmacêutica defende o aspecto da independência que o equipamento proporciona ao paciente. “Será um ganho para o pacientes diabéticos e, com certeza, um importante apoio em nosso programa de atendimento aos pacientes insulino-dependentes do município”, completa.

O secretário Fernando Cárdenas afirma que o atendimento dos 1.454 pacientes está garantido no primeiro semestre de 2006, através do convênio com o Estado. “Já registramos aumento na demanda após o recadastramento do ano passado. Agora, vamos estudar como será feito o atendimento dos novos pacientes”, completa.