Na semana passada, em reunião com moradores do Tatuapé II, o presidente da Emdhap (Empresa Municipal de Habitação), Walter Godoy dos Santos, explicou como será a regularização dos imóveis de mais de 400 famílias. O prefeito Barjas Negri participou das discussões e lembrou que a primeira regularização foi da favela do Algodoal, transformada no ano passado num bairro, o que beneficiou 733 famílias.

Segundo o prefeito Barjas Negri, sua proposta de governo contém como metas a urbanização de favelas e a regularização fundiária, esta garante a posse dos imóveis aos seus proprietários. Porém, para regularizar a situação de centenas de famílias, a Prefeitura precisa urbanizar estas favelas. No ano passado, foram urbanizadas seis favelas e uma totalmente regularizada: a do Algodoal.

Para este mês, equipe multidisciplinar da Emdhap começa a trabalhar na favela para levantar dados oficiais das famílias e dos terrenos. O prazo para a conclusão desta pesquisa é de, pelo menos, cinco meses, podendo ser antecipado. No ano passado, a Emdhap fez a urbanização completa da favela do Tatuapé II, que ganhou até um centro de lazer.

Durante a reunião, o presidente da associação de moradores, José Valdir Martins, lembrou que há quase 20 anos, a comunidade luta pela posse definitiva de seus terrenos. Valdir disse que, durante a campanha eleitoral, o então candidato Barjas Negri assumiu o compromisso de urbanizar a favela e depois se engajar na sua regularização fundiária. “O primeiro compromisso já foi cumprido. E, com certeza, vai também cumprir o segundo”, falou Valdir.

O vereador João Manoel dos Santos também participou da reunião.

NOVIDADE

Após as explicações sobre a regularização fundiária, o prefeito Barjas Negri anunciou a assinatura da autorização para a construção do centro social e de lazer para o Tatuapé II. Em até 120 dias, a obra estará concluída e beneficiará mais de mil e quinhentas pessoas.