A Prefeitura de Piracicaba começou hoje (27) nova etapa da iluminação pública deste ano. Foi assinada nova parceria com a CPFL para a troca de 1.956 lâmpadas velhas pelas modernas de vapor de sódio. Para a assinatura do contrato, o prefeito de Piracicaba, Barjas Negri, reuniu lideranças dos 28 bairros que serão beneficiados, sete vereadores, secretários municipais e o diretor da CPFL, Devanir Mantoani Júnior.

Antes da assinatura do contrato, Cleusa Aguiar, do Parque dos Eucaliptos, falou em nome das lideranças dos 28 bairros beneficiados com a nova iluminação. Ela lembrou que, ao se falar em segurança, já está comprovado que uma boa iluminação pública reduz os percentuais de violência. Cleusa agradeceu ao prefeito por mais este benefício para os bairros da zona sul.

Em seguida, o diretor da CPFL, Devanir Mantoani Júnior, lembrou da ousadia das ações do prefeito Barjas Negri na troca de toda a iluminação do município. Ele espera que neste ano, Piracicaba tenha 100% de lâmpadas de vapor de sódio. Segundo Devanir, além do aspecto ecológico, este tipo de lâmpada garante maior durabilidade e economia aos cofres públicos.

O prefeito Barjas Negri anunciou que começa em março a execução desta nova fase, num investimento da Prefeitura de mais de R$ 234 mil reais. Ele espera assinar ainda no mês de março, a próxima etapa, que contemplará as regiões da Vila Rezende/Algodoal e da Vila Monteiro. Há expectativa da troca de seis mil lâmpadas neste ano.

O prefeito leu sua proposta de governo, no item infra-estrutura, que diz na “Melhoria da iluminação pública dos bairros e a troca das lâmpadas fracas”. Barjas justificou que para finalizar neste ano a substituição de todas as lâmpadas de vapor de mercúrio são necessários perto de R$ 1 milhão de reais, recursos que a Prefeitura não tem. Mas, garante que trocará neste ano, pelo menos, seis mil.

O vereador José Aparecido Longatto, líder do governo na Câmara, ressaltou a importância de melhorias na iluminação para os bairros da ruas e avenidas dos bairros periféricos, iniciativa que também proporciona mais conforto e segurança. O vereador José Luiz Ribeiro também destacou que há mais de 10 anos a cidade estava carente e os moradores pediam melhorias na iluminação pública. “As lâmpadas estavam fracas e a população insegurança”, disse.

João Manoel dos Santos falou da segurança que as novas lâmpadas dão às mães, que esperam seus filhos e filhas todas as noites. O vereador disse que, no passado, a Câmara foi pressionada a votar projeto de lei que criava taxa para iluminação pública. Agora, neste governo, a melhoria chegou sem ônus para os moradores.

1956 novas lâmpadas

A primeira etapa de 2006 atenderá os bairros: Jaraguá, Paulista, Jardim São Miguel, Jardim Glória, Jardim Paineiras, Itapuã, São Jorge, São José, Jardim Conceição, Tatuapé 1, Vila Cristina, Ibirapuera, Jardim São Paulo, Jardim Esplanada, Tatuapé 1, Bairro Verde, Chácara Nazareth, Pacaembu, Novo Horizonte, Jardim das Flores, Parque do Eucaliptos, Monte Líbano, Morada do Sol, Jardim Costa Rica, Jardim Belvedere, Campestre e Chácara Água Branca. Serão instaladas 1956 novas lâmpadas em 289 ruas, de 28 bairros.

Balanço

Num balanço aos vereadores e às lideranças, Barjas Negri falou das substituições feitas no ano passado, quando foram trocadas 7.775 lâmpadas em mais de 720 ruas, ou 90 bairros.

Participaram da assinatura da parceria, além de Longatto, José Luiz e João Manoel, os vereadores Francisco Edílson, André Bandeira, Carlos Gomes e José Roberto Ferreira.