Seguindo com o compromisso de contribuir para o desenvolvimento das crianças, o secretário municipal de Educação, professor Gabriel Ferrato, determinou que fossem compradas e instaladas 25 centrais de recreação infantil. A instalação dos primeiros parques teve início no Bairro Jardim Gilda (educação infantil e ensino fundamental), na semana passada; as próximas beneficiadas serão as escolas de educação infantil dos bairros Serra Verde e Monte Rey, seguidas das unidades do Altos do Piracicaba e Glebas Califórnia. As novas unidades, programadas para entrar em funcionamento no mês de janeiro de 2011, também serão contempladas, entre elas Bosques do Lenheiro II, Eucaliptos e Tókio. O investimento total é de R$ 331.200,00 (trezentos e trinta e um mil e duzentos reais), sendo o valor de cada central R$ 13.248,00 (treze mil e duzentos e quarenta e oito reais).

“Para o pleno desenvolvimento das crianças na educação infantil, é fundamental oferecer a oportunidade de brincar. O que estamos fazendo nas escolas é renovar os parques, de forma que sejam mais atraentes e interessantes, estimulando os alunos, da mesma forma como fizemos com a aquisição de novos brinquedos já entregues nas unidades”, explica Ferrato. Antes de finalizar a compra das centrais de recreação infantil, a arquiteta Fabiana Abdala e o responsável pelo Setor de Material Didático da SME, Luciano Trevisan, selecionaram os brinquedos com base na qualidade dos itens e na faixa etária das crianças. A proposta foi aprovada pelo secretário municipal da Pasta e também pelas coordenadoras do Departamento de Educação Básica, Elaine Barella e Sandra Perina.

Brinquedos pedagógicos

Em setembro, Ferrato autorizou a compra de brinquedos pedagógicos para as 67 escolas de Educação Infantil de Piracicaba, que atendem a 12.869 crianças de 0 a 5 anos. “Investimos, aproximadamente, R$ 760 mil na compra de 120 tipos de brinquedos com quantidades variadas, que foram distribuídos de acordo com a faixa etária dos alunos, o que equivale, em média, a R$ 12 mil para cada unidade”.