O Dia Nacional de Combate ao Câncer é comemorado no dia 27 de novembro. De acordo com informações disponíveis no site do Instituto do Nacional de Câncer (INCA), a data foi criada em 1988 pelo Ministério da Saúde para ampliar o conhecimento da população sobre o tratamento e prevenção ao câncer.

A Secretaria Municipal da Saúde, em parceria com a Fundação Jaime Pereira (Funjape), realiza amanhã (27), evento em alusão a data. O ”Dia do Abraço” será realizado na sede da Funjape das 8h às 12h. De acordo com Fátima Pereira Gandelim, presidente da instituição, a ideia é realizar um abraço simbólico para celebrar a data.

Durante a realização do evento, a Secretaria disponibilizará exames gratuitos de prevenção ao câncer bucal e exame PSA (para detectar câncer de próstata). Segundo o secretário municipal da Saúde, Fernando Cárdenas, a data é importante para conscientizar cada vez mais a população da importância da prevenção para a promoção da saúde.

“A Secretaria trabalha com foco na promoção da saúde visando a prevenção de doenças. Por isso a porta de entrada para o sistema é a Atenção Básica, através das unidades de Programa Saúde da Família e Unidades Básica de Saúde. Por este motivo o ”Dia do Abraço” deve ter a atenção da população”, disse Cárdenas.

A presidente da Funjape, explicou que a palavra abraço foi escolhida para o evento devido a importância do ato. Segundo Fátima o câncer é uma doença, mas que o nome assusta a muitas pessoas. “Na fundação nós trabalhamos para que as pessoas acometidas pela doença tenham condições de cura, além disso prestamos assistência social e psicológica aos doentes e familiares”, explicou.

FUNJAPE

A Fundação do Câncer Jaime Pereira, atua em Piracicaba há 9 anos, prestadora de assistência social à portadores de câncer de todas as idades e, de baixa renda.

Atualmente a instituição atende 160 pacientes cadastrados que são beneficiados de várias formas como: Transporte de crianças e adolescentes ao Hospital Boldrini e Unicamp, Medicações (não encontradas na rede pública), Complementos Alimentares, Aulas de Artesanato, Atendimento Psicológico, Assistência Jurídica, Cestas básicas e leite, Fraldas Geriátricas e Festas em datas comemorativas (Dia das Crianças/Natal).

O objetivo da Funjape é suprir as necessidades materiais básicas e também as necessidades emocionais, já que muitas vezes o paciente ou familiar precisa mais de ajuda emocional do que material, com o surgimento da doença ocorre toda uma mudança na rotina, há uma desestrutura emocional e material, é aí que a entidade entra com sua participação.

Serviço:

”Dia do Abraço”