Piracicaba divulgou de 18 a 21 de novembro seus atrativos no 22º Festival de Turismo de Gramado, evento que reúne o trade turístico na cidade gaúcha para divulgar e vender destinos nacionais e internacionais. A cidade teve representação em dois estandes do Festival, que vem se credenciando ano a ano como um dos maiores eventos do setor no Brasil. Piracicaba esteve inserida no estande do Circuito Turístico de Ciência e Tecnologia – CT2 , do qual é secretaria executiva e também no estande do Estado de São Paulo, organizado pela Selt (Secretaria Estadual de Esportes, Lazer e Turismo) e pela Empresa Paulista de Turismo e Eventos -TUR-SP. O evento é importante para cidade porque permite que agentes de viagem, empresas aéreas, de locação de veículos, hotéis e outros estados e cidades conheçam um pouco mais de Piracicaba e possam colocar em suas rotas a cidade como destino turístico. Atenta ao papel multiplicador destes eventos, a Secretaria Municipal de Turismo vem investindo na participação para que a cidade seja conhecida nos quatro cantos do país e também no cenário internacional. Além do Festival de Gramado, Piracicaba já teve este ano seu nome e seus atrativos divulgados na 33ª Aviestur – Feira de Turismo promovida pela Aviesp – Associação das Agências de Viagem Independente do Interior de São Paulo, realizada em Campos do Jordão e também na Feira das Américas, promovida pela Abav –Associação Brasileira de Agências de Viagem, realizada no Rio de Janeiro em outubro. Delegação conhece projeto “Natal Luz” A delegação que esteve em Gramado aproveitou a estadia na cidade para conhecer o projeto “Natal Luz”, que neste ano comemora o seu jubileu de prata. A intenção foi estreitar relações e trocar informações para saber como o projeto, criado há 25 anos para fomentar o turismo na cidade em período considerado de baixa temporada – se estruturou, atraiu a comunidade e chegou aos 25 anos com tal magnitude, aliando projetos de inclusão social e sustentabilidade. Hoje grande, o projeto começou com um pequeno coral há 25 anos. Atualmente ele é auto-sustentável, com patrocinadores de peso e escola de artes, que forma seus artistas, produz seus figurinos e enfeites natalinos. Os participantes da Escola de Artes vão à Escola no período oposto ao do ensino regular, devem ter boas notas e são remunerados para aprender. Segundo Pedro H. Bertolucci, ex-prefeito da cidade e um dos criadores do “Natal”, o envolvimento da comunidade é o diferencial para que o projeto seja um sucesso e que conquiste a longevidade. São diversas atrações durante dois meses, incluindo parada de Natal, corais, árvore cantante e milhares de enfeites natalinos feitos com material reciclável. A sondagem ao projeto inclui visita a Secretaria de Turismo de Gramado, aos locais que abrigam as apresentações e a presença durante o Desfile de Natal. Legendas: Foto1: Estande do Estado de São Paulo Foto 2: Estande do CT2 Foto3: Assessoras do Turismo, Rose Massarutto e Iria Degaspari com Coronel Flaviano, Coordenador de Turismo do Governo do Estado de São Paulo Foto4: Assessoras do Turismo, Rose Massarutto e Iria Degaspari com Gilberto Tomasini, Secretário de Turismo de Gramado (meio) e Pedro Bertolucci, ex prefeito e idealizador do Natal LUZ. Foto 5: Enfeite de Natal feito de garrafa Pet