Começou hoje, (15) na Associação dos Funcionários Públicos Municipais de Piracicaba (AFPMP), o programa Esporte Social, parceria entre o governo do Estado, por meio da Secretaria da Juventude Esporte e Lazer do Estado de São Paulo, e a Prefeitura Municipal, por intermédio da Secretaria Municipal de Esporte (Selam). O programa tem como objetivo promover inclusão social através do esporte.

O projeto atenderá 100 crianças e adolescentes, na faixa etária de sete a 17 anos, que estejam em situação de risco. Todas são assistidas pelo Centro Social Cáritas. Os jovens poderão praticar natação, vôlei, basquete, ginástica rítmica e hip hop, sempre na sede da AFPMP, às quartas e sextas-feiras, nos períodos da manhã e tarde. As crianças e adolescentes receberão uniformes, terão o acompanhamento de professores e passarão por exames médicos antes de iniciarem as atividades esportivas. O programa tem duração de um ano, podendo ser renovado em 2007.

O secretário de Esportes e Lazer, Pedro Mello, deu as boas vindas aos jovens e enfatizou a importância do esporte como meio de integração social. “Esta é uma oportunidade que estes adolescentes têm de praticar o esporte como forma de lazer e também aprender noções de respeito, solidariedade e cidadania”, afirmou.

O programa Esporte Social foi criado com o objetivo de democratizar o acesso à prática esportiva e de lazer. Conforme o convênio, a Prefeitura deverá implantar e manter núcleos de esporte e lazer, com caráter formativo-educacional, a fim de proporcionar oportunidade de práticas esportivas e de lazer com vistas à promoção de inclusão social; de saúde; a preservação de valores morais e o civismo; a valorização das raízes e heranças culturais; a conscientização de princípios sócio-educativos (co-educação, cooperação, emancipação, totalidade, participação, regionalismo); a aquisição de valores de direitos e deveres; a solidariedade; o aprimoramento do desenvolvimento psicomotor; e melhora do condicionamento físico.