A Secretaria Municipal de Indústria e Comércio (Semic) promove, na próxima quarta-feira (15), das 17 às 18h45, no Centro de Tecnologia Canavieira (CTC), reunião geral do Apla (Arranjo Produtivo Local do Álcool) – cujo objetivo é realizar um trabalho conjunto em torno da discussão de alternativas aos problemas da cadeia produtiva do setor sucroalcooleiro na região de Piracicaba.

A pauta traz painéis com apresentações do Piracicaba 2010 (apresentação do Apla propriamente dita e formação dos conselhos), Sebrae (convênio), Secretaria de Indústria e Comércio (folder Apla, Projeto do Ministério de Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, Exporta Cidade, fomentos etc) e Caixa Econômica Federal (acesso ao crédito como estratégia de crescimento).

O Apla visa, a partir de um trabalho conjunto, a resolução dos problemas da cadeia produtiva do setor sucroalcooleiro, possibilitando a diminuição dos custos de produção e aumentando a competitividade do álcool da região de Piracicaba, consolidando-se como referência em nível nacional e mundial.

De acordo com o secretário de Indústria e Comércio da Prefeitura de Piracicaba, Luciano Santos Tavares de Almeida, a eficácia do APL do Álcool na região deve ser marcada pela participação de representantes dos governos federal, estadual e municipal, entidades produtivas, tecnológicas e de pesquisa.

O APL tem a proposta de otimizar as ações de um grupo de empresas focadas no mercado comum de uma mesma base territorial. “As ações conjuntas destas empresas permitem aos participantes do arranjo diminuir custos, aumentar a produtividade e a qualidade final de seus produtos”, detalha Luciano Almeida.

Na região de Piracicaba, o Apla reúne destilarias, indústrias, instituições e centros de pesquisa. A realização é do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, governo do Estado e Prefeitura de Piracicaba.

São parceiros a Acipi, Aderp, Cena, Copervap, Grupo Cosan, CTC, Esalq, Fumep, Piracicaba 2010, Pólo Nacional de Biocombustíveis, Sistema Agroindustrial Integrado, Sebrae-SP, Secretaria Estadual de Ciência, Tecnologia e Desenvolvimento Econômico, Senai, Simespi, Sindicato dos Metalúrgicos, Sindicato dos Químicos, Sindicato Rural Patronal, Sindicato Rural de Trabalhadores Rurais, Unimep, Usina Bom Retiro, Usina Pederneira, Usina Furlan, Usina Iracema, Usina Pilon e Usina São José.