No período de 19 a 22 de outubro ocorreu em São Paulo, por iniciativa do Sesi/ Fiesp e Prefeitura de São Paulo, com patrocínio da Caixa Federal , o 2º Congresso Ibero-Americano de Instalações Esportivas e Recreativas. Este evento reúne experiências e projetos de sucesso de várias partes do mundo, no que se refere a instalações esportivas e de lazer, e também de programas de formação, treinamento esportivo e de lazer.

O Sesi local, por meio de seu diretor prof. Marcelo Mazzei e do supervisor regional Rafael Raya, convidaram o secretário de Esportes, Pedro Mello, e o diretor de Esportes, prof. João Francisco R de Godoy – Johnny, para participarem do congresso como convidados, devido as várias parcerias entre as duas entidades e o sucesso dos programas desenvolvidos em conjunto.

No dia 19 acompanharam a visita técnica supervisionada aos excelentes e modernos espaços e instalações do Sesi Vila Leopoldina, orientados pelo anfitrião Rafael Raya, juntamente com os participantes dos países íbero-americanos. A equipe de vôlei masculino do Sesi, inclusive, treina no ginásio daquela unidade. Faz parte do time um dos melhores jogadores de vôlei da atualidade, o atacante Murilo.

Além da visita técnica participaram também do workshop ministrado pelo prof. e psicólogo Guilhermo Peréz Recio, vice diretor do CAR (Centro de Alto Rendimento da Catalunha) sediado em Sant Cugat-Espanha. Este Centro é referência em toda Espanha e um dos mais renomados na Europa pelas sua excelência no trabalho de formação esportiva e treinamento de atletas de alto nível

Praticamente 50% das medalhas conquistadas pela Espanha nas olimpíadas são de atletas oriundos desse centro na Catalunha. Pedro Mello e Johnny fizeram contato com Guilhermo Peréz, conversando sobre instalações e treinamento esportivo na perspectiva de intercâmbio de experiências, em obras e instalações esportivas e programas na área do esporte, inclusive sendo convidados a conhecer e visitar o CAR na Catalunha.

“A intenção é promover o intercâmbio de atletas, técnicas e tecnologias de treinamento. Assim proporcionaremos melhores condições para formarmos grandes atletas em Piracicaba. O único custo para isso será o transporte, uma vez que o centro da Catalunha disponibiliza toda a infraestrutura”, ressaltou Pedro Mello.