O Procon está orientando os consumidores de Piracicaba como proceder quando entrar em consórcios de casas, motos e carros. Alguns cuidados devem ser tomados para evitar futuros problemas.

Segundo Sérgio Setten, diretor do Procon, muitas pessoas procuram o órgão reclamando do prazo de entrega de carros, motos e casas. “O consumidor deve ter muito cuidado com vendedores que prometem entregar o produto em sete dias. Este prazo é inviável e usado para induzir o consumidor a entrar no consórcio”, afirmou. Setten enfatizou que não há problema quanto à entrega dos produtos, mas que estes respeitam os sorteios. “Não se pode confundir consórcio com vendas, já que nas vendas o consumidor não necessita ser sorteado e sabe quando poderá ter o produto em mãos”, finalizou Setten.

Normalmente, os consórcios que prometem liberar os carros e casas em sete dias têm a matriz em outras cidades. Por este motivo, o Procon encontra dificuldades para entrar em contato e tentar solucionar o problema. Uma das dicas que Setten dá ao consumidor é levar ao Procon o contrato antes de assinar para que possa ser analisado e o comprador, orientado.

Um dos cuidados que o consumidor deve ter, é verificar se a empresa consorciada possui registro no Banco Central, por meio do telefone 0800-992345. O Procon atende no andar mezanino da Prefeitura, à rua Capitão Antônio Correa Barbosa, 2233 ou pelo telefone 151, de segunda à sexta-feira, das 8h30 às 16h30.