O Centro de Controle de Zoonoses, ligado a Secretaria Municipal da Saúde, promove de 02 a 10 de outubro, a Semana Municipal dos Direitos dos Animais, conforme a Lei Municipal nº 5.131/2002. Segundo a diretora do Centro de Controle de Zoonoses, Eliane de Carvalho Silva, as equipes de educação e do canil, em parceira com a Sociedade Piracicabana de Proteção aos Animais (SPPA) e a ONG Vira Lata – Vira Vida, promovem ações em pontos específicos da cidade. “Desde a criação da lei, no ano de 2002, grupos envolvidos com a proteção animal e o setor público sempre realizaram ações em comemoração a semana, mas desta vez a idéia é unir todos no planejamento e na execução das ações, estreitando a relação com as instituições de proteção aos animais, setor público e voluntários simpatizantes”, explica Eliane. A diretora disse ainda que é muito positiva a união das instituições. “Cada instituição apresentou idéias e sugestões para que a semana dos direitos dos animais seja comemorada neste ano com diferentes atividades e em locais diversos, buscando assim atingir um público diversificado em praças públicas, hipermercados e terminais de ônibus”. De acordo com Eliane, algumas atividades já estão definidas, como a missa para abençoar os animais, que será organizada pela SPPA, as feiras de doação de filhotes e de posse responsável pelo CCZ e a Cãominhada pela ONG Vira lata – Vira Vida. Este ano, as atividades serão realizadas já a partir do dia 2 de outubro. Veja a programação:

02/10 (sábado): Missa da SPPA.

Local: Capela São Francisco de Assis, às 14:00h. Rua Manoel de Souza Almeida, 15, Jd. Mercedes.

03/10 (domingo): Feira de doação de cães e gatos, da SPPA.

Local: Zoológico, 08:00h.

04/10 (segunda feira): Abertura: exposição e feira virtual (CCZ).

Local: Praça José Bonifácio, às 10:00h.

05/10 (terça feira): Exposição e feira virtual (CCZ).

Local: praça do Terminal Central de Integração, das 10:00h às 14:00h.

06/10 (quarta feira): Exposição e feira virtual (CCZ), participação da SPPA.

Local: Praça José Bonifácio, das 10:00h às 14:00h.

07/10 (quinta feira): Exposição e feira virtual (CCZ).

Local: Praça Takaki, das 10:00h às 14:00h. SPPA – Lança concurso de fotos, poesias e contos. SPPA fica na Praça José Bonifacio, no Edifício Presidente Kenneddy, mais informações através do telefone: 3432-2267

08/10 (sexta feira): Exposição e feira virtual (CCZ).

Local: Carrefour, das 10:00h às 14:00h.

09/10 (sábado): Exposição; Feira de doação de filhotes e feira virtual (CCZ).

Local: Praça José Bonifácio, das 10:00h às 14:00h.

10/10 (domingo): Cãominhada (Vira Lata-Vira Vida).

Local: Rua do Porto, da Casa do Artesão até o Casarão do Turismo.

Participação do CCZ, com exposição. 8h00

O Jornal “Mundo Animal” estará participando de todos os eventos com distribuição dos seus informativos. Já o Zoológico Municipal colocará na agenda das escolas que visitam o Paraíso da Criança a temática Posse Responsável. Será ministrada palestra por Veterinários do Canil Municipal em três dias de visita.