No Dia Nacional do Sorvete, a Prefeitura Municipal de Piracicaba, por meio das Secretarias de Turismo, Ação Cultural e o Fundo Social de Solidariedade, juntamente com as sorveterias participantes, realiza o lançamento da 3ª Festa Do Sorvete, no Espaço Gourmet do Center Flat Service, a partir das 16h. O evento de lançamento integra a Semana Comemorativa ao dia Mundial do Turismo, que será celebrado no dia 27 de setembro. No lançamento serão apresentados o cartaz e o cardápio desta edição, bem como o passaporte da Festa e também as novidades que cada uma das 12 sorveterias disponibilizará para o evento, que acontecerá nos dias 6 e 7 de novembro, no entorno do Casarão do Turismo. A Festa do Sorvete nasceu em 2008 com a intenção de auxiliar entidades assistenciais da cidade. O evento acontece no mês de novembro e beneficia entidades escolhidas por sorteio, além de ter sua renda revertida também às sorveterias participantes e ao Fundo Municipal de Turismo. As entidades beneficiadas serão Pastoral da Criança, Escola de Mães Professora Branca Motta de Toledo Sachs, Avistar e Escola de Pais do Brasil. As sorveterias participantes serão: BemBolado, Bids Sorvetes, Brisa do Verão, Chiquinho Sorvetes, Chamonix, Sorvetes Fuggi, Leia Sorvetes, Sorvetes Paris, Polar sempre ao seu lado, Polatto Sorvetes, Sorvelito, Spumone. Nesta edição a Festa entrou para o calendário oficial do município, já que é dos eventos turísticos de Piracicaba mais esperados. O evento cresce a cada ano, registrando no primeiro ano a participação de 9800 e no segundo cerca de 17 mil. Para o secretário Municipal de Turismo, Omir Lourenço, a festa é importante porque traz pessoas de outras cidades para conhecer os atrativos de Piracicaba e se configura como uma festa da família, um evento gastronômico. No último ano, segundo levantamento feito pela organização, 72% do público era formado por pessoas que vieram à cidade para participar da Festa. Polar receberá medalha de Mérito Empresarial “Mário Dedini” No mesmo dia do lançamento da 3ª edição da Festa do Sorvete, o evento ganha um presente: a Polar – Distribuidora de Produtos para Sorveterias, co-fundadora do evento receberá à noite, no Teatro Municipal Losso Netto, a medalha de Mérito empresarial Mário Dedini, destinada ao reconhecimento de empresas que contribuíram com o Município de Piracicaba estimulando e desenvolvendo projetos e parcerias com o Poder Público Municipal nas áreas de cultura, esporte, turismo, meio ambiente, educação, desenvolvimento social, agricultura e saúde. No material enviado pela Secretaria de Turismo para que a empresa concorresse, três motivos foram elencados para que a Polar merecesse a honraria: geração de emprego e renda por meio da Festa do Sorvete, auxílio às entidades assistenciais e fator gerador de turismo para o município. Além da Polar, receberão a medalha Kraft Foods, Bom Peixe, Grupo Cosan e Clube de Campo de Piracicaba .