O prefeito Barjas Negri e o secretário de Esportes, Pedro Mello, receberam nesta segunda-feira (20) os atletas Renata de Camargo Prestello e Guilherme Aparecido Eugênio Sampaio. Ambos integraram a delegação que representou São Paulo nas Paraolimpíadas Escolares. A competição reuniu 800 jovens de 14 a 20 anos, de 21 estados mais o Distrito Federal. Rio de Janeiro foi o Estado campeão, seguido por São Paulo e Distrito Federal.

Juntos eles conquistaram seis medalhas no atletismo. Renata, de 19 anos, ficou a medalha de ouro na prova de 100m rasos, prata no arremesso de peso e outro ouro nos 400m com cadeiras na categoria T54. Guilherme, 15 anos, foi ouro nos 300m, categoria T36, medalha de prata na prova de 100m e ainda garantiu bronze no Arremesso de Pelota, categoria F36.

“Esta é a quarta edição das olimpíadas. Com certeza os atletas que se destacarem nessa competição nacional irão representar o Brasil nas próximas paraolimpíadas”, disse o professor João Francisco de Godoy (Johnny), coordenador Paradesporto da Selam (Secretaria Municipal de Esportes, Lazer e Atividades Motoras).

Pedro Mello fez questão de parabenizar os atletas e agradecer o apoio que eles receberam das escolas onde estudam e precisaram se ausentar por uma semana para participar do torneio. Renata é aluna do Colégio Seletivo e Guilherme da ETEC “Deputado Ary de Camargo Pedroso”. Renata compõe a equipe AAPP/Selam/Unimed que representa Piracicaba em competições como os Jogos Regionais e Abertos do Interior e Guilherme, apesar do pouco tempo de treinamentos, já inicia sua carreira paradesportiva com uma importante convocação. Os dois também treinam com o técnico de atletismo da equipe do professor César Augusto de Castro. “O trabalho feito pela Selam, através do Projeto Clarear, visa e inclusão social e o desenvolvimento esportivo desses atletas, desde a base até chegar no alto nível de competição”, enfatizou o secretário.

O vereador André Bandeira, também presente no gabinete do prefeito, exaltou o trabalho de valorização do esporte promovido em Piracicaba: “o prefeito Barjas Negri e o Pedro Mello investiram muito no esporte, criando novas áreas de lazer por toda a cidade”.

“O esporte é uma prioridade em nossa gestão”, garantiu Barjas Negri ao falar do trabalho desenvolvido pelo secretário Pedro Mello, “que faz do esporte um meio de promoção à saúde”. “Nós plantamos somente uma semente com as políticas sociais voltadas para pessoas com deficiência, não apenas na área esportiva. A conquista desses atletas servem como incentivo para todos e até mesmo para que se coloque em prática novas políticas públicas voltadas para atender aos deficientes”, concluiu.