Quase tudo pronto para o grande evento que irá acontecer no lago do Parque da Rua do porto neste domingo (19). Localizado às margens do Rio Piracicaba, o Parque da Rua do Porto foi palco de eventos como balonismo, canoagem e paraquedismo. Desta vez, oito equipes estarão disputando um prêmio que vai valer todo o esforço e sacrifício: um final de semana num cruzeiro pelo litoral paulista para toda a equipe vencedora.

A competição consiste em uma prova de 100m onde só poderão ser utilizados barcos manufaturados, produzidos com materiais recicláveis, reutilizados e biodegradáveis. Assim, projetos engraçados, desenhos inovadores e muita criatividade foram os ingredientes usados pelas equipes para poder participar do evento. A organização do Reme se Puder! é da ASPIRE ( Associação Piracicabana de Regatas), com apoio da Selam (Secretaria de Esportes, Lazer e Atividades Motoras).

Antes dos barcos entrarem na água, o que está previsto para acontecer por volta das 13h, haverá reunião entre as equipes para acertar últimos detalhes do regulamento e também a inspeção dos barcos pelos juízes a fim de garantir que todas as exigências foram atendidas. Este será um momento muito importante pois se os juízes detectarem o uso de materiais não permitidos, a equipe terá que resolver o problema imediatamente caso contrário poderá ser desclassificada.

As atividades estão programadas para começar às 11h, com brinquedos infantis gratuitos, barraca de alimentos e bebidas, biblioteca itinerante com livros, jornais e revistas, os pedalinhos estarão funcionando normalmente.

A entrada no parque é gratuita, mas quem levar alimento não perecível, além de ajudar o Fundo Social de Solidariedade, concorrerá a diversos prêmios durante todo o dia do evento! A cada quilo que alimento doado, o visitante receberá um número e com este concorrerá a bonés, camisetas e outros brindes. "Quanto mais alimentos doados, maiores as chances de ganhar", avisa Maurício Briones, um dos responsáveis pelo evento.

A inspiração para a realização do evento veio de competições parecidas que acontecem na Europa e nas famosas corridas de barcos de papelão dos Estados Unidos. A ASPIRE conseguiu adaptar a ideia, inicialmente esportiva e cômica, para um foco mais ambiental sem deixar de lado o bom humor e a criatividade. "Queremos chamar a atenção da população quanto ao reuso de materiais descartados e sua infinitas possibilidade de aplicação" complementa Maurício lembrando que materiais químicos como silicone, cola, vernizes, impermeabilizantes e tintas também são proibidos: "Nada que possa contaminar a água do lago será admitido. A equipe será desclassificada se algo desse tipo for usado", completa.