A Secretaria Municipal da Saúde entregou na manhã desta quarta-feira (15), mais uma unidade de Programa Saúde Família (PSF), desta vez no bairro Santa Rosa. A inauguração contou com a presença do prefeito municipal Barjas Negri, o secretário municipal de Saúde, Fernando Cárdenas, os líderes comunitário Iraci Honda e Benedito Miler e demais representantes de instituições do município.

Durante a cerimônia Iraci agradeceu ao prefeito e ao secretário os investimentos realizados na área da saúde no bairro Santa Rosa. “Esta unidade irá fazer com que a população tenha conhecimento sobre prevenção à saúde, isto garante mais qualidade de vida para eles”, disse.

Segundo Iraci, o bairro Santa Rosa tem aproximadamente 9 mil pessoas. Com a construção das duas unidades de Programa Saúde da Família (Santa Rosa I e Santa Rosa II) no bairro, 8 mil pessoas recebem cobertura da rede municipal de Saúde. “Na questão da Saúde o Santa Rosa está nota 1.000 graças ao prefeito e ao secretário”, finalizou Iraci.

O secretário lembrou das dificuldades enfrentadas pelos moradores em ter acesso a saúde e do empenho da Secretaria em montar duas unidades de PSF no bairro em um curto espaço de tempo. O secretário ressaltou ainda a importância dos trabalhos realizados pelas equipes de PSF, em que a promoção e prevenção à saúde são prioridade. “Cuidando da saúde da população melhoramos a Saúde de Piracicaba”, disse Cárdenas.

Durante o evento, Cárdenas lembrou ainda dos investimentos realizados pela administração municipal na área da Saúde. Cerca de 20% do orçamento municipal está destinado para obras e investimentos na Saúde.

“Reformamos e equipamos as Unidades de Pronto Atendimento Médico, nossa meta é montarmos em todo o município 40 equipes de PSF até 2012, estamos finalizando a nova COT e já iniciamos a construção do Hospital Regional. Nosso objetivo é de que em 2012, 200 mil pessoas tenham cobertura da rede municipal de Saúde”, disse Cárdenas.

O prefeito, que encerrou a cerimônia de inauguração, falou sobre a importância da unidade própria para o atendimento da população e garantia de trabalho para as equipes. Barjas lembrou que no início de sua gestão, as poucas unidades existentes estavam instaladas de forma improvisada e que a administração investiu em infra-estrutura para melhoria na qualidade do atendimento. Barjas lembrou ainda outros investimentos realizados no bairro como a construção de áreas de lazer, escolas e praças. “Sabíamos que o Santa Rosa seria um bairro em expansão, por isso fizemos investimentos aqui e no futuro, com a instalação da Hyundai vizinha ao bairro a tendência é que o bairro seja cada vez mais valorizado”, finalizou Barjas.

PSF Santa Rosa I

A equipe (seis agentes de saúde, médico generalista, enfermeira e duas auxiliares de enfermagem) de PSF Santa Rosa I atende a população do bairro Santa Rosa e Santa Rosa – Palmeiras desde outubro de 2008. A equipe trabalhava junto a unidade de PSF Santa Rosa II, que atende a população do Santa Rosa, Ipês, e São Gabriel.

A sede do PSF Santa Rosa I está situada na Rua José Jacir Moretti e tem tem 240 m² de área construída dividas em recepção, banheiros masculino/feminino e para portadores de deficiência, salas para curativo, sutura, vacinas, reuniões de grupos e dois consultórios.

Segundo Mirna Goreti Vitti, enfermeira chefe do Santa Rosa I, atualmente 760 famílias são atendidas pela equipe da unidade, cerca de 3.000 pessoas.

“Com a mudança para a sede própria teremos maior disponibilidade de horários e espaço para atender as pessoas com mais atenção”, disse Mirna.

A moradora do bairro, Rosa Segmatto, 71 anos, esteve presente na inauguração da unidade, afirmou que o atendimento da equipe é ótimo. “Hoje cedo vim colher sangue e gostei muito daqui. O PSF ficou muito bonito e o melhor é que sempre somos bem atendidos”, disse. Outra paciente da unidade, Maria Salomé Ramos de Almeida, 52 anos, afirmou que a equipe cuida bem de todos e que com a unidade própria o atendimento deve melhorar ainda mais.