Os atletas paraolímpicos de Piracicaba Renata de Camargo Prestello e Guilherme Aparecido Eugênio Sampaio foram convocados para compor a Seleção Paulista Paraolímpica e estarão defendendo as cores do nosso estado durante a Paraolimpíada Escolar Brasileira, que ocorrerá de 06 a 11 de setembro, em São Paulo.

Os paraatletas da modalidade de atletismo conquistaram esse direito após participarem da seletiva ocorrida na cidade de Praia Grande, onde disputaram com dezenas de outros competidores de todo estado. Renata ainda disputou a modalidade de natação e foi convidada para participar do voleibol, mas como o regulamento só permite a participação em uma modalidade, na competição irá disputar o atletismo onde já tem mais experiência.

Piracicaba participou pela primeira vez das seletivas dessa competição levando 2 atletas, os quais conquistaram suas vagas e representarão nossa cidade e o estado pela primeira vez numa competição em nível nacional. Na seletiva os atletas foram acompanhados pelas professoras Mônica Graner Martins e Ana Maria Maciel Balassini, da Selam.

As Paraolimpíadas Escolares são importante mecanismo para revelar e desenvolver novos talentos paraolímpicos, na faixa etária de 12 a 21 anos dependendo da modalidade, e que futuramente poderão estar defendendo o país nas Paraolimpíadas de 2016 que ocorrerão no Brasil.

Renata é aluna do Colégio Seletivo e Guilherme da ETEC “Deputado Ary de Camargo Pedroso”, ambos são alunos oriundos do importante trabalho realizado pelos professores do Projeto Clarear da Selam. Renata, um pouco mais experiente em competições , já compõe a equipe AAPP/SELAM /UNIMED que representa Piracicaba em competições como os Jogos Regionais e Abertos do Interior e Guilherme apesar do pouco tempo de treinamentos, já inicia sua carreira paradesportiva com uma importante convocação, ambos também treinam com o técnico de atletismo da equipe do profesor César Augusto de Castro.

Nesta segunda feira (06), os atletas se apresentam para a seleção paulista em São Paulo, às 14 horas, acompanhados do professor Clévis Spada, da Selam e seus pais, após ficaram hospedados no Hotel Holliday Inn, sob a responsabilidade da Seleção Paulista e do Comitê Paraolímpico Brasileiro.

De acordo com o professor João Francisco R de Godoy (Johnny), coordenador o Paradesporto e Diretor da Selam , esse é mais um evento que Piracicaba começa a participar na área do paradesporto e conta com total apoio da Selam através do Secretário Pedro Mello, que tem incentivado a prática esportiva em todas as áreas e segmentos e agora também no paradesporto escolar. “Agradecemos também o apoio e incentivo dos pais e das diretoras e professores das escolas nas quais os alunos estudam, o que demonstra a preocupação das mesmas com uma educação inclusiva e de incentivo ao esporte e a educação inclusiva”.

Toda a equipe paulista se reunirá nesta segunda-feira, na Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência, localizada a Avenida Auro Soares de Moura Andrade, 564 – Portão 10 – Memorial da América Latina (ao lado da estação Barra Funda do metrô), onde serão conferidas a documentação dos alunos/atletas, distribuído os uniformes e passadas todas as informações para a Delegação Paulista.

Da Secretaria, a delegação se dirigirá para o hotel Holiday Inn Parque Anhembi, localizado a rua Professor Milton Rodrigues, 100, onde ficará hospedada até sábado dia 11 de setembro.

A abertura oficial do evento está programada para o dia 07 de setembro as 16 horas no Auditório Celso Furtado, nas dependências do Parque Anhembi em São Paulo.