O Posto de Atendimento ao Trabalhador (PAT) de Piracicaba colocou 487 pessoas em novas opções de trabalho durante todo o ano de 2005. “Este número vem se mantendo estável de 2004”, informou Heloísa Regina Duarte Bechtold, superviso do PAT.

Segundo a secretária de Desenvolvimento Social, Maria Angélica Guércio, o PAT consegue ser o local de busca de trabalho para parcela significativa da população, especialmente para áreas de comércio e serviço. “Este setor faz interface importante do trabalho social da Semdes em relação ao desempregado e ao 1º emprego, além da recolocação”, completa.

O objetivo do Posto de Atendimento ao Trabalhador é fazer o cadastro do desempregado ou de quem está em busca do 1º emprego e encaminhar às empresas que oferecem vagas. O PAT ainda oferece serviço de orientação trabalhista, por meio de advogado, que esclarece dúvidas sobre leis e cálculos para acerto de conta.

Interessados podem se cadastrar de segunda a sexta-feira, das 8 às 16 horas, munidos de RG e Carteira de Trabalho no ato da inscrição. Todos os serviços do PAT são gratuitos e estão centralizados na Secretaria de Emprego e Renda Telefone: (19) 3437-2222

NÚMEROS DO PAT/2005

Intermediação de mão-de-obra em 2005 (colocados) – 487

Intermediação de mão-de-obra em 2005 (encaminhados) – 2.562

Emissão de Carteiras de Trabalho (1ª via) – 326

Emissão de Carteiras de Trabalho (2ª via) – 124

Relatório de Seguro-desemprego (2005) – 944 requerimentos