A Secretaria Municipal de Turismo (Setur), em parceria com a Associação Cultural das Escolas de Samba, abriu hoje (7) a inscrição para interessados em montar escolas de samba, blocos e bandas carnavalescas para o carnaval de 2011. O objetivo é elaborar um planejamento de atividades com as escolas aptas ao desfile e, dessa forma, incrementar o carnaval da cidade.

De acordo com o secretário de Turismo, Omir Lourenço, as escolas proponentes, no primeiro ano, desfilam na categoria pleiteante, sem receber recursos da Prefeitura. Porém, a Associação Cultural das Escolas de Samba auxiliará na gestão destas novas escolas. “A abertura das inscrições é uma forma de incentivar o carnaval da cidade”, destacou.

Os interessados devem procurar a Setur, localizada no Centro Cívico, Cultural e Educacional “Florivaldo Coelho Prates”, entre os dias 7 de junho a 2 de julho. Eles devem preencher formulário de inscrição e entregar uma série de documentos. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (19) 3403-1270.

V Pira Caipira – A Associação das Escolas de Samba organiza o V Pira Caipira, que será realizado entre os dias 2 a 4 de julho na praça José Bonifácio – Centro. Trata-se de uma tradicional festa julina, com o peculiar jeitinho "caipiracicabano", inserindo brincadeiras, quadrilhas, fogueiras, comidas típicas, entre outros. A renda obtida com a festa é dividida entre as escolas de samba que desfilarão em 2011 e tem como objetivo auxiliar em melhorias do carnaval.