Após a realização das conferências Municipal e Estadual, foi eleita a delegação que defenderá as propostas paulistas na III Conferência Nacional do Esporte, que acontecerá entre os dias 3 e 6 de junho, em Brasília. Estre os delegados, estão os professores João Francisco Rodrigues de Godoy (Johnny), Nilze Meire Itepan e Ariane A. R. de Andrade Pizzol da Selam (Secretaria de Esportes, Lazer e Atividades Motoras) e Conselam (Conselho Municipal de Esportes, Lazer e Atividades Motoras), e Bernadet Bueno de Camargo do Panathlon Club Piracicaba. A delegação piracicabana contará com o importante apoio da Selam.

“Piracicaba tem grande tradição e efetiva participação nas discussões e diretrizes defendidas nas outras conferências estaduais e nacionais (2004 e 2006) por meio de seus delegados, onde defenderam e viram ser aprovada a Lei Nacional de Incentivo ao Esporte, e agora sonham e defenderam a criação de um Sistema Único para o Esporte e Lazer em nível nacional, além de outras temáticas inerentes a área”, disse o professor Johnny, diretor de departamento da Selam que, além de participar da Conferência Estadual como delegado por Piracicaba, atuou junto a organização do evento, sendo responsável pela sistematização do tema “Ciência, Tecnologia e Inovação”.

Além do tema “Ciência , Tecnologia e Inovação”, o plano decenal contém mais nove linhas estratégicas: Sistema Nacional de Esportes e Lazer; Formação e Valorização profissional; Esporte, Lazer e Educação; Esporte, Saúde e Qualidade de vida; Esporte de Alto Rendimento; Futebol; Financiamento do Esporte; Infraestrutura esportiva; Esporte e Economia.

Em abril, numa ação conjunta da Selam e Conselam, com a participação de representantes de associações esportivas, entidades, instituições, secretarias municipais, clubes, esportistas em geral e demais interessados, Piracicaba realizou a III Conferência Municipal do Esporte, onde foi discutido o Plano Decenal do Esporte e Lazer para nosso País. Os principais objetivos do plano é a universalização do acesso ao esporte e lazer como direitos inalienáveis, garantia de acesso a cidadania e ao desenvolvimento humano, gestão democrática pautada na participação e o controle social, a projeção do país e sua qualificação para enfrentar desafios e competências no campo do esporte, para galgar novos patamares de desenvolvimento científico, tecnológico, educacional e econômico, comprometido com a elevação no nível cultural esportivo do nosso país.

Para concretizar e levar esses desafios a frente, bem como defender a visão e propostas da cidade, os delegados eleitos na conferência municipal, participaram efetivamente da III Conferência Estadual realizada no dia 10 de maio em São Paulo. O evento reuniu cerca de 900 delegados de todo estado. Os representantes piracicabanos receberam todo apoio da Selam, inclusive com a presença do secretário de Esportes, Pedro Mello.