Amanhã é o último dia da Campanha Nacional de Vacinação contra o vírus Influenza A (H1N1). Em Piracicaba a vacina é aplicada em Unidades Básicas de Saúde (UBS) e unidades de Programa Saúde da Família (PSF) das 8h às 15h.

A campanha, que deveria terminar no último dia 21, foi prorrogada pelo Ministério da Saúde até o dia 2 de junho. No município a prioridade era imunizar o grupo de pessoas de 30 a 39 anos, gestantes e crianças de 2 a menores de 5 anos. "A Secretaria trabalhou da melhor maneira possível para atender a população. Trabalhamos aos finais de semana abrindo unidades de saúde e montando postos de vacinação volantes”, afirmou o secretário municipal de Saúde, Fernando Cárdenas. No último sábado (29), foram montados postos volantes em supermercados para que a população pudesse ser imunizada.

Último balanço divulgado pela Vigilância Epidemiológica na quinta-feira, dia 27, mostra que 72% da população enquadrada no grupo de risco em Piracicaba tomou a vacina contra a gripe A. O número representa cerca de 140 mil pessoas imunizadas, deste total os grupos de portadores de doenças crônicas, crianças de seis meses a 2 anos de idade e a população de 20 a 29 anos já atingiram a meta do Ministério, que é de imunizar 80% dos grupos prioritários.

Os grupos prioritários das gestantes e da população de 30 a 39 anos ainda está na faixa dos 50%. O número de gestantes que tomaram a vacina é de 2.902, (57,17%) e na população de 30 a 39 anos foi de 32.309 pessoas imunizadas, o que representa 55,09% do número estimado. Na primeira semana do sexto grupo, crianças de 2 anos a menores de cinco o número de doses aplicadas foi de 1.729, 11,5%.