Piracicaba está se tornando cada vez mais referência, em todas as modalidades e idades. Prova disso é o inédito bicampeonato dos Jogos Regionais do Idoso (JORI), conquistado neste final de semana no Guarujá. A delegação conquistou cinco medalhas de ouro e duas de prata, totalizando 45,5 pontos. A segunda colocada, Capital região Sul, totalizou 43 pontos. “Competimos com atletas de outras 195 cidades do Estado, demonstrando como Piracicaba é privilegiada em atletas, de todas as idades”, comemorou Pedro Mello, secretário de Esportes, Lazer e Atividades Motoras (Selam).

Os atletas dourados da cidade foram: Neville Leone, no xadrez masculino; Linneu Mendes Monteiro, damas masculino; o casal Felício e Clementina Latanze, na dança de salão categoria 60 a 65 anos; Luiz Antonio Lopes Fagundes, na natação, fez o tempo de 28’44 nos 50m nado livre para atletas com idade entre 60 e 65 anos; e Zelinda Villas Boas, também na natação, conseguindo nadar 25m nado livre em 22’89, na categoria 70 a 75 anos. A equipe de vôlei masculino ficou com o vice-campeonato estadual ao perder a final para São Pedro por 2 sets a 1. Josué Otsuka conquistou a medalha de prata ao nadar 50m nado livre (categoria 65 a 70 anos) em 34’10. Também participaram com muita garra e dedicação os atletas da coreografia, xadrez feminino e atletismo.

“Esses resultados são fruto do trabalho e política voltada para o esporte. Quando se tem estrutura organizada, com pessoal trabalhando pelo esporte, os resultados surgem naturalmente”, explica Pedro Mello. “A administração do prefeito Barjas Negri tem construído e mantido diversas áreas de lazer da cidade, oferecendo condições para a formação de atletas e promoção do esporte”, completou.

Além do apoio e estrutura oferecido pela Selam, o Fundo Social de Solidariedade de Piracicaba (FSSP) também contribui com a infraestrutura necessária para os atletas representarem a cidade nos jogos oficiais e competições regionais, fornecendo alimentação e suporte nos alojamentos, além de transporte e figurinos para as apresentações de dança. Para este ano foram confeccionados novos uniformes para toda equipe piracicabana.

“É um orgulho muito grande essa conquista, pois mostra a importância da atividade física dos atletas da terceira idade. Além disso, eleva o nome de nossa cidade. Tudo que fazemos para eles é uma forma de agradecimento e reconhecimento pelo que fizeram em prol do progresso de Piracicaba. O ânimo desse grupo é contagiante e sua vitalidade serve como exemplo para as gerações mais novas”, ressalta Sandra Negri, presidente do FSSP.

Além do bicampeonato no JORI, recentemente Piracicaba conquistou o título inédito da Copa Record de Futsal Feminino e o acesso para a série A1 no basquete masculino. “Agora vamos nos concentrar para buscar o pentacampeonato dos Jogos Regionais, que será disputado em julho, e se manter entre os três primeiros nos Jogos Abertos”, finalizou Pedro Mello.