As pessoas que tem indicação para tomar a vacina H1N1 e ainda não o fizeram e aqueles que tem 60 anos ou mais e ainda não tomaram a vacina contra a gripe sazonal podem procurar um dos postos volantes que a Secretaria Municipal da Saúde vai disponibilizar neste sábado, dia 29. (Veja os locais e horários abaixo).

O município atingiu a marca de 71% na cobertura da campanha contra H1N1, que teve início em março. Já a cobertura da Campanha Nacional contra a gripe do idoso está em 53,86%, o município imunizou 24.085 pessoas, a estimativa é vacinar cerca de 35 mil pessoas nesta faixa etária.

O secretário de Saúde, Fernando Cárdenas disse que a Secretaria está trabalhando para facilitar o acesso da população à vacina. “Desde o início da campanha temos trabalhado aos sábados, para que as pessoas que fazem parte dos grupos de risco e precisam tomar a vacina e por algum motivo não podem procurar as unidades de saúde durante a semana, possam ser imunizadas aos sábados”, explicou Cárdenas.

O Ministério da Saúde orientou os município a prorrogar a campanha, prevista para terminar em 21 de maio, até o dia 2 de junho. Segundo Cárdenas, por enquanto o município deve seguir a recomendação do Ministério. Durante a semana a vacinação acontece nas 23 Unidades Básicas de Saúde (UBS) e nas 36 unidades de Programa Saúde da Família até às 15h.

Balanço H1N1

A Vigilância Epidemiológica Municipal divulgou na manhã desta sexta-feira (28) novo balanço da Campanha de vacinação contra o vírus Influenza A. De acordo com os dados foram imunizadas 138.104, o que representa 71% da população estimada. O número de doses aplicadas é de 145.528, somando a 2ª dose aplicada em crianças.

Os grupos de gestantes e população de 30 a 39 anos ainda não atingiram a meta de 80% estipulada pelo Ministério. Foram imunizadas 2.902 mulheres grávidas (57,17%) e 32.309 pessoas no grupo de 30 a 39 anos, o que representa 55,09% do número estimado. No sexto grupo, crianças de 2 a 4 anos, 11 meses e 29 dias, que iniciou a vacina no dia 24 de maio, foram imunizadas 1.729 crianças em 4 dias.

Pontos de Vacinação para este sábado

-Praça José Bonifácio

Das 8h30 às 15h

-Supermercados das 10 às 19h