Durante a Virada Cultural que acontece nos próximos dias 22 e 23 de maio, a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social (Semdes) inicia no Engenho Central, Armazém 09, a partir das 18h00 do sábado (22), a 4ª edição da campanha “Diga NÃO ao Trabalho Infantil”.

O objetivo é dar continuidade às ações que a cada ano demonstra resultados positivos ao município. Desde 2007, quando a Semdes iniciou a campanha, o número de crianças nas ruas de Piracicaba, foi reduzido a 60%.

Durante a reabertura do evento, todos que passarem pelo estande montado no armazém 09 receberão folders e adesivos além de assistirem aos vídeos das últimas campanhas – enfatizando a importância de a população não doar dinheiro nos semáforos. “Esta é uma prática inviável porque estimula a permanência de crianças e adolescentes nas ruas”, diz a secretária de Desenvolvimento Social, Maria Angélica Guercio.

Além de contar com parceiros na divulgação da campanha, a Semdes neste ano continuará com a instalação das placas nos cruzamentos e entradas principais da cidade. “Queremos continuar levando a mensagem da campanha a todos os piracicabanos e também àqueles que cruzam as principais avenidas da cidade quando se dirigem a outros municípios”, enfatiza a secretária.

A campanha “Diga NÃO ao Trabalho Infantil” conta com parcerias de vários segmentos da sociedade civil, fundações e empresas. Entre eles estão o Banco do Brasil, Femaq, Associação Comercial e Industrial (Acipi), Grupo Arcelor Mittal, Ciesp (Centro das Indústrias do Estado de São Paulo ) – Piracicaba, Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA), Votorantim Celulose e Papel, Fundação Mário Dedini, Simespi, CPFL (Companhia Paulista de Força e Luz), entre outros.

A Campanha

Para tirar as crianças das ruas, a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social (Semdes), no mesmo período de criação da campanha em 2007, criou outros dois projetos para o atendimento a crianças e adolescentes da cidade. Um deles, o Recriando desenvolvido em parceria com a Ong Pasca (Pastoral do Serviço da Caridade), realiza trabalho socioeducativo para retirar crianças e adolescentes das ruas, principalmente tratando o trabalho ao qual são submetidas. O projeto encaminha à escola e visa a reintegração ao convívio familiar e atividades da sua comunidade.

O outro é a assistência no Centro de Atendimento Socioeducativo (Case), parceira com a Ong “Educando pelo Esporte”, atende crianças e adolescentes de 7 a 16 anos em situação de risco pessoal e social. As suas ações tendem a possibilitar condições de proteção, desenvolvimento e socialização que auxiliam as crianças e adolescentes na construção de projeto de vida baseado nos direitos de cidadania, protegendo-os principalmente contra o trabalho infantil.