A Comissão de Controle de Infecção Institucional (CCII), departamento da Secretaria Municipal da Saúde que tem como finalidade garantir a adequação da rede às normas regulamentadoras da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), preparou material sobre higienização das mãos para ser distribuído nas unidades de saúde e de pronto atendimento municipal, Central de Ortopedia e Traumatologia, Hospital Dia, além de hospitais de convênios particulares.

De acordo com Edna Gomes, enfermeira executora da CCII o objetivo na divulgação do material é conscientizar os profissionais sobre a importância da lavagem correta das mãos para evitar infecções. Ainda de acordo com Edna, as mãos são o maior meio transmissor de infecções e por este motivo a lavagem correta é fundamental. “Para reduzir a incidência de infecções é necessário que os profissionais que atuam em serviços de saúde tenham o hábito de assepsia das mãos”, explicou.

Edna conta que no mês de maio comemora-se o Dia Mundial da Lavagem de Mãos, instituído pela Organização Mundial da Saúde (OMS) desde 2005. A OMS considera a higienização das mãos a ação isolada mais importante no controle de infecções. Segundo ela, a utilização de água e sabão reduz a população microbiana presente nas mãos e, na maioria das vezes, interrompe a cadeia de transmissão de doenças.

3º Capacitação sobre higienização e desinfecção em unidades de saúde

Nos dias 6 e 7 de maio a CCII realizou, pelo terceiro ano consecutivo, treinamento sobre higienização e desinfecção em unidades de saúde para profissionais da empresa RKM, prestadora do serviço na rede. Cerca de 200 pessoas participaram da capacitação de 16 horas. Os temas abordados durante o treinamento foram: Precauções Padrão, Prevenção Ocupacional e Procedimentos técnicos na higienização e desinfecção em unidades de saúde.