A Secretaria Municipal de Turismo (Setur), com o objetivo de atrair ainda mais visitantes à cidade, tem investido em políticas públicas para o turismo. Uma destas ações é o Projeto de Navegabilidade Turística do rio Piracicaba. O projeto consiste num passeio de 15 minutos realizado aos sábados, domingos e feriados, das 8h às 19h, com saída do píer da Rua do Porto indo até a ponte do Morato. O passeio também pode ser estendido até o Tanquã, o mini-pantanal piracicabano. Para melhor atender esta demanda turística, a Prefeitura, por meio da Setur, fez a reestruturação da Rua do Porto para receber os visitantes. Também foi feita a construção do píer para proporcionar passeios de barcos comerciais e de lazer, promovendo o desenvolvimento de roteiros pelo rio.

De acordo com o secretário de Turismo, Omir Lourenço, entre os roteiros de que a Setur participa, a visita ao Tanquã é uma das atrações mais procuradas. “O passeio serve tanto para o Circuito Turístico de Ciência e Tecnologia (CT2), com pesquisas científicas em gestão e educação ambiental, como para o roteiro do Ecocaipira, fomentando o ecoturismo”.

Lourenço explicou que a Setur desenvolve estudo para implantação de projetos junto à comunidade do bairro Tanquã, que funcionará como um receptivo das atividades turísticas. “O objetivo é enfatizar as belezas naturais do nosso mini-pantanal e, dessa forma, desenvolver a comunidade de forma planejada, focando o social e valorizando a cultura da pesca”, disse.

Luis Fernando Magossi, mais conhecido como Gordo, integra o Projeto de Navegabilidade do rio Piracicaba. Ele explicou que o projeto, implantado há um ano e oito meses com apoio da Setur, é muito procurado. “Cerca de 80% das pessoas que participam são turistas da região e até mesmo de fora do País, como argentinos, húngaros, alemães, sul coreanos, bolivianos e outros. Num único dia, por exemplo, tivemos 632 pessoas participando do passeio. Foi um recorde”.

O trajeto feito pelo rio também chamou atenção do programa Terra da Gente, produzido pela EPTV e veiculado na TV Globo, que gravará amanhã (18), das 8 as 16h, o quadro Hora do Rancho, na chácara do Gordo, em Tanquã. “A cidade está se tornando um foco turístico. Esta gravação dá mostras de que a cidade, por meio de seus projetos, tem chamado a atenção de importantes segmentos da mídia nacional”, enfatizou Lourenço.

ServiçoProjeto de Navegabilidade Turística do rio PiracicabaSábados, domingos e feriados, das 8h às 19hSaída do píer da Rua do Porto indo até a ponte do Morato. Tempo estimado do passeio: 15 minutos Valor: R$ 5,00