A Secretaria Municipal da Saúde divulgou, na tarde desta sexta-feira (30), crescimento de 81,23% no número de exames de mamografia em Piracicaba entre os anos de 2004 a 2009. Os exames, fundamentais para que a mulher detecte nódulos nos seios que são imperceptíveis com o exame de toque, cresceram de 5.340 em 2004 para 9.678 no ano passado. Segundo o secretário da Saúde, Fernando Cárdenas, o aumento na oferta dos exames ocorreu devido à ampliação da rede de Atenção Básica. Com esse crescimento a busca pela prevenção entre as mulheres também subiu, gerando maior procura pelo exame. Em Piracicaba são realizados em média 880 por mês. Além da rotina, a Secretaria também promoveu, junto à Secretaria de Estado da Saúde, os mutirões de mamografia que atenderam aproximadamente quatro mil mulheres; comprou mais exames junto aos hospitais da cidade; reformou e ampliou o Centro Especializado em Saúde da Mulher e intensificou os programas de Saúde da Mulher nas Unidades Básicas de Saúde e de Saúde da Família. Para Cárdenas, a reorganização do sistema e também os mutirões foram fundamentais para reduzir a fila de espera pelo exame de mamografia. “Quando assumimos a Secretaria, mais de quatro mil mulheres aguardavam aproximadamente 1 ano para o exame. Hoje, o mesmo exame é realizado, no máximo, em 20 dias”, explica o secretário. Cárdenas lembra ainda que exames de urgência são agendados para o dia seguinte. Como realizar o exame Para ter acesso ao exame de mamografia, a paciente deve procura a Unidade Básica de Saúde ou Unidade de Saúde da Família mais próxima para agendar consulta com médico para solicitar o exame. Com a solicitação do médico, a Unidade de Saúde (UBS ou PSF) faz o agendamento via Centrus que entra em contato com a paciente para informar o dia, hora e local do exame. Após a realização da mamografia a paciente agenda consulta de retorno a UBS ou PSF para avaliação médica. Em caso de alteração no exame a paciente é encaminhada para o Centro Especializado em Saúde da Mulher para tratamento e acompanhamento. Centro Especializado em Saúde da Mulher Reformado em 2008, a Secretaria Municipal de Saúde readequou o prédio para atender exclusivamente as mulheres de Piracicaba. Foram investidos aproximadamente R$ 92 mil em toda obra. O CESM conta com consultas de mastologia, oncologia e ginecologia especializada além de promover programas de específicos à saúde da mulher e sua familia. A unidade também encaminha paciente para exames de ultrasom e biopsia de mama e cirurgias de vasectomia A unidade fica na rua Santa Cruz, 2043 – Paulista. Informações pelo telefone 3435-3888.