A Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social (Semdes) reuniu cerca de 150 representantes do poder público e sociedade civil, na última sexta-feira (16), no Armazém da Cultura Maria Dirce Camargo, para a apresentação do Plano Municipal de Promoção, Proteção e Defesa do Direito de Crianças e Adolescentes à Convivência Familiar e Comunitária de Piracicaba que contou com a assessoria da dra. em Serviço Social, Amábile Furlan.

Durante a abertura do evento, a convidada Sra. Valéria Gonelli, secretária nacional de Assistência Social Adjunta, falou sobre as ações desenvolvidas na esfera federal relativas ao Plano Nacional de Convivência Familiar e Comunitária.

O Plano Municipal prioriza a implementação de políticas públicas para a garantia dos direitos de crianças e adolescentes, de forma integrada e articulada com os demais programas de governo. O objetivo e a proposta de ação é fundamentada na prevenção ao rompimento dos vínculos familiares, na qualificação do atendimento dos serviços de acolhimento e no investimento para o retorno e convívio com a família de origem.

Os eixos trabalhados foram: Análise da Situação e Sistemas de Informação; Prevenção, Atendimento de Média Complexidade; Atendimento de Alta Complexidade; Mobilização, Articulação e Participação e Prevenção.

Na oportunidade, foi assinado o decreto que nomeou a Comissão Municipal Intersetorial de Acompanhamento do Plano composta por 17 representantes de Conselhos e Entidades ligadas aos direitos de crianças e adolescentes que deverão acompanhar e avaliar a execução do Plano de forma sistemática e anual, zelando pela ampla divulgação dos resultados.

Participaram do evento, o prefeito municipal Barjas Negri, a secretária municipal de Desenvolvimento Social, Maria Angélica Guercio, representantes de outras cidades como Pirassununga, Tietê, Leme, Rio Claro, Limeira, Saltinho, Capivari além de entidades do município de Piracicaba tais como: OAB (Ordem dos Advogados do Brasil), Entidades Sociais como o Cesac (Centro Social de Assistência e Cultura da Paróquia São José), Pasca, Crami, Lar Escola, Conselhos Tutelares e a Drads – Diretoria Regional de Assistência e Desenvolvimento Social.

De acordo com a secretária municipal de Desenvolvimento Social, o Plano foi elaborado com objetivos, estratégias, metas e indicadores de acompanhamento e avaliação. “Estas ações são necessárias para uma implementação contextualizada no município e contribuirá para a melhor adequação das políticas públicas aplicáveis à prática e promoção dos direitos das crianças e dos adolescentes em Piracicaba”, diz Maria Angélica Guercio.