A Secretaria Municipal da Saúde iniciou esta semana o monitoramento telefônico de pacientes que passaram por atendimento na Unidade de Pronto Atendimento (UPAM) Vila Rezende com suspeita de gripe A (H1N1) e dengue. Segundo o secretário da Saúde Fernando Cárdenas, a ação oferecerá mais assistência a população, “O que fazemos através do monitoramento telefônico é uma extensão do atendimento realizado no QG da gripe”, disse. Os suspeitos de gripe A (H1N1) ou dengue que já foram liberados por apresentarem melhora no quadro clínico recebem alta da Unidade de Pronto Atendimento.Após a saída, os pacientes recebem a ligações da Secretaria Municipal da Saúde para acompanhamento da melhoria dos sintomas e orientações. De acordo com Reginaldo Luiz Rosa de Oliveira, coordenador do Centrus, desde o dia 5 de abril, 216 pessoas receberam atendimento na unidade Vila Rezende. Deste total, 74 são acompanhados com sindrome gripal e 142 suspeitos de dengue. A paciente Paula P., suspeita de gripe A H1N1, estava em observação na unidade na tarde desta quarta-feira (14). Ela se sentiu mal na tarde do dia anterior e procurou atendimento. "Não sabia que aqui era só atendimento a gripe, por isso vim direto. Fui atendida rapidamente", explica paciente. De acordo com sua mãe Sirley P., Paula se sentiu mal manhã da quarta-feira e procurou a unidade pela segunda vez. “Minha filha terá que passar a noite aqui. Suspeitam que ela está com a gripe A, vim trazer alguma coisa para ela comer”, desabafou a mãe. A paciente foi medicada com o Tamiflu depois de ter o quadro piorado após a realização do Raio-X do pulmão. Segundo a enfermeira Luciana Maria Pavão, coordenadora das UPAMS, inicialmente o paciente com suspeita fica em observação na unidade, se os sintomas forem os de gripe H1N1 é feita a medicação do Tamiflu. Se não houver melhora, o paciente é encaminhado para o hospital, onde será realizado os exames para confirmação da doença. ‘QG’ da gripe Desde o dia 31 de março a Unidade de Pronto Atendimento Vila Rezende passou a atender exclusivamente casos suspeitos de gripe A (H1N1) e dengue. De acordo com Cárdenas a iniciativa foi tomada como medida de prevenção a uma possível pandemia, “o Vila Rezende está atuando como uma unidade de suporte para as outras unidades de pronto atendimento em saúde, queremos evitar o risco de contágio da gripe, além de oferecer qualidade e conforto aos casos suspeitos de dengue”, afirmou o secretário. O paciente Marçal A.S. ficou internado no Vila Rezende com suspeita de dengue. “Fui até o PSF Santa Terezinha pois estava com muita dor no corpo, lá me disseram que eu poderia estar com dengue e a ambulância me levou até o Vila Rezende. Agora vou na unidade todos os dias para fazer os exames”, disse. Além do monitoramento telefônico, teve início também nesta semana a visita em residências de profissionais da Secretaria. Na manhã desta quinta-feira (15), as enfermeira Luciana Maria Pavan e Adriana Abreu visitaram dois pacientes que ficaram internados no QG da gripe na semana passada. Claudinei B.C.e Luis Eduardo O. foram diasgnosticados com sindrome gripal, e também serão acompanhados. “Fui até o Piracicamirim porque estava muito mal, suspeitaram dessa gripe e me enviaram de ambulância até o Vila Rezende. Fui bem atendido durante os três dias que precisei ficar internado, depois que tomei o remédio e voltei para casa ganhei até peso”, disse Claudinei. Para Luis Eduardo “deixar uma unidade para atendimento só de gripe e dengue é muito válida, não fica muita gente junto e a gente acaba não transmitindo a gripe para outras pessoas. Lá (na Vila Rezende) um lado atende dengue e outro gripe acho que assim também não somos discriminados, já que a gripe é contagiosa”, explica.