A Secretaria Municipal de Saúde, assim como fez no ano passado, optou tecnicamente por utilizar a infraestrutura do Pronto-Socorro da Vila Rezende para atender os pacientes com Síndrome Gripal, tornando-se referência das demais unidades de pronto-atendimento e da Atenção Básica (Unidades Básicas-UBS e o Programa de Saúde da Família-PSF). Embasaram essa decisão alguns dados: Em 2009 – o mundo passou por uma pandemia da influenza A – no Brasil os casos começaram a ocorrer no mês de abril – em Piracicaba ocorreram 53 casos confirmados e 03 óbitos – o núcleo da Vila Rezende atendeu mais de 5.000 pessoas Em 2010 – nos últimos 16 dias deram entrada nos prontos-socorros 2.500 pessoas com Síndrome Gripal – já entraram no sistema, em Piracicaba, 05 casos de suspeita de H1N1 – no Brasil desde janeiro foram notificados 1.583 casos da doença – a região sudeste foi a que apresentou o maior número de casos 650 – no Brasil já ocorreram 136 óbitos. – em março suspeita-se que o primeiro óbito em São Paulo, seja da região metropolitana de Campinas. O secretário de Saúde, Fernando Cárdenas, explicou que a estratégia da pasta é garantir prioridade de atendimento aos casos suspeitos de gripe A (H1N1), separando os pacientes acometidos pela gripe sazonal e outras doenças respiratórias. A H1N1 é uma doença transmissível, portanto pacientes com suspeita da doença terão uma circulação restrita dentro do sistema e atendimento qualificado nessa unidade, outros pacientes estarão mais seguros pela não exposição ao fator de risco. A escolha do Pronto-Socorro da Vila Rezende foi tomada por questões técnicas, utilizando ainda a experiência positiva adquirida no ano passado no atendimento aos casos de Síndrome Gripal. É a que registra o menor número de atendimentos, possui aparelho de Raio-X. O secretário destaca que diferentemente de 2009, a intenção é de não atuar de maneira improvisada, porque o objetivo é de qualificar o atendimento à população e monitorar os pacientes identificados como suspeitos, preferencialmente aos grupos prioritários e que correm maior risco. Lembrou o secretário que a Prefeitura ampliou todos os prontos-socorros, dotando-os de novos e modernos equipamentos e contratou mais profissionais: médicos, enfermeiros, e técnicos. Isso garante reforço ao atendimento dos usuários nos prontos-socorros da Vila Sônia, do Piracicamirim e Vila Cristina, inclusive com o deslocamento e incorporação dos profissionais que atendiam na Vila Rezende. Ainda, que Secretaria assinou novo contrato que permite a contratação de até 200 plantões adicionais/mês para os prontos-socorros, com médicos das áreas de clínica-geral, pediatria e ortopedia. A contratação destes plantões adicionais tem como objetivo cobrir férias, férias-prêmio, abonos, afastamentos por doença e complemento de escalas dos profissionais dos prontos-socorros. A Secretaria destaca que também existe a preocupação com o número de casos de dengue, e as autoridades nos próximos meses não podem descuidar destes graves problemas: dengue e gripe A. Até meados de maio os casos das duas doenças ocorrerão simultaneamente, durante o inverno haverá predominância dos casos de gripe A. Terminado o inverno e superada a preocupação com a gripe A (H1N1) e a dengue, a unidade não será fechada. Todas as 58 unidades de saúde e os 03 prontos-socorros estão atendendo a sua rotina diária, acrescidos dos casos de suspeita de dengue, fazendo a vacinação para H1N1 nos grupos prioritários e em alerta para a entrada, diagnóstico, encaminhamento à Vila Rezende, tratamento e monitoramento dos primeiros casos que entrarem com suspeita de H1N1.