Com dez anos de trabalho, o PAD (Programa de Assistência Domiciliar), da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), que atende cerca de 100 pessoas, possibilitará, a partir deste ano, um aumento de 50% gradativo até 2008, aos pacientes acamados que necessitam deste serviço, incluindo os pacientes da zona rural.

De acordo com a coordenadora do PAD, Lúcia Helena B. Campos Novello, o atendimento é feito por duas equipes composta por médico, enfermeira, fisioterapeuta e técnico de enfermagem, e realiza cerca de 25 consultas diárias.

Lúcia explica que a maioria dos pacientes tem mais de 70 anos, geralmente com seqüelas de derrame cerebral, vitimas de acidentes e utilizam sondas. Portanto, o serviço reduz internações hospitalares e promove a reabilitação através da assistência humanizada.

O programa atende pessoas de qualquer classe social, desde que seja 100 % acamado e encaminhado por um serviço de saúde do município. Hoje, a fila de espera gira em torno de 10 a vinte pacientes, que aguardam cerca de três semanas para começar utilizar o serviço.