A Secretaria Municipal de Trânsito e Transportes (Semuttran) inicia nesta segunda-feira (16), as vistorias em veículos prestadores de serviço de transporte escolar. A inspeção é feita todo início de semestre e é obrigatória para que os condutores possam trabalhar legalizados perante o município.

Os condutores que não se apresentarem com seus respectivos veículos no prazo estabelecido estarão sujeitos às penalidades previstas por lei, como multa e apreensão do veículo.

Neste ano, para oferecer maior facilidade e agilidade aos condutores, a inspeção será efetuada em conjunto com a Circunscrição Regional de Trânsito (Ciretran). As vistorias serão realizadas na Central de Trânsito, localizada na Avenida Cássio Paschoal Padovani, 1.930, das 8h30 às 11h e das 13h00 às 16h30. O cronograma de vistorias obedece ao final das placas (veja quadro).

Finais de Placa

Período de Vistoria

1 e 2

16/01 a 18/01/2006

3 e 4

18/01 a 20/01/2006

5 e 6

20/01 a 24/10/2006

7 e 8

24/01 a 26/01/2006

9 e 0

27/01 a 31/01/2006

Os condutores deverão apresentar, no ato de vistoria, os seguintes documentos: documento original do veículo; D.P.V.A.T, se renovado neste período (xerox autenticado); taxa de vistoria (original) e atestado de revisão do freio expedido por empresa especializada (original).

A taxa é de R$ 45,25 e deve ser paga na Prefeitura, na Divisão de Tributos Diversos, no balcão 1, andar térreo, onde deverão identificar-se com o nome do condutor escolar e o prefixo do veículo. Deverá apresentar o veículo com uma faixa adesiva, de 20cmx20cm, afixada na parte interna do vidro dianteiro, à direita do condutor, parte superior, expressando sua capacidade de lotação.

Pais devem ficar atentos

Em Piracicaba existem 331 transportadores escolares regularmente cadastrados. Cada um deles precisa fazer duas vistorias por ano, conforme calendário da Semuttran. A fiscalização confere os itens de segurança, conforto e aparência tanto na parte interna do veículo, como sistema de direção, freio, cintos de segurança individuais, tacógrafo, limpadores de pára-brisa, saídas de emergência, extintor de incêndio, e outros.

De acordo com Antonio Fernando Silveira Mello, do Departamento de Vistorias Especiais da Semuttran, o controle feito pela Semuttran é a principal garantia dos pais. É a certeza de que o condutor e o veículo estão regulares e cumprem as normas de segurança para prestação do serviço “Quem vai precisar de transporte escolar para os filhos deve escolher com cuidado os prestadores, entre esses cuidados está consultar se o condutor e o veículo estão regularizados”, alerta.

Os pais ou responsáveis podem conseguir informações no Departamento de Vistorias Especiais da Semuttran sobre o cadastro do veículo (Licença para Trafegar) e a habilitação do motorista (Certificado Cadastral do Condutor). O atendimento é das 8h30 às 16h30, de segunda a sexta-feira, pelo telefone 3414-4411 / 3414-4418 .