A Secretaria Municipal da Saúde intensifica, a partir desse mês, as orientações sobre os cuidados e combate ao carrapato estrela, transmissor da Febre Maculosa. De acordo com o secretário municipal da Saúde, Fernando Cárdenas, o objetivo é ampliar ainda mais a vigilância a doença e sinalizar possíveis áreas de infestação do parasita.

A Febre Maculosa é uma doença transmitida ao homem pelo carrapato-estrela, infectado pela bactéria Rickettsia ricketts, que se hospeda em roedores como capivaras e gambás, cavalos, gado, cães etc.

Os sintomas se manifestam em média sete dias após a picada do carrapato; são eles: febre, dor de cabeça, mal estar, falta de apetite e dores no corpo. A pessoa apresenta erupções pelo corpo parecidas com as causadas por picadas de pulga. Caso apresente os sintomas, procure o serviço de saúde mais próximo informando o local onde esteve e se retirou algum carrapato.

Segundo Cárdenas, para contrair a doença é necessário que o carrapato estrela contaminado pela bactéria fique cerca da 4 horas sugando o sangue da vítima. Cuidados a serem tomados:

– Evitar andar em locais onde existe concentração de cavalos;

– Dar banho com carrapaticida nos animais;

– Utilizar calça jeans e bota ao andar em pastos, baias e gramados infestados;

– Utilizar roupas claras, pois facilita a localização do carrapato caso o mesmo esteja grudado nas roupas;

– Verificar o corpo em intervalos de 2 horas;

– Ao retirar o carrapato de um animal ou pessoa, o mesmo deve ser queimado para que não espalhe seu vírus no ambiente;

– Evitar caminhar em áreas conhecidamente infestadas por carrapatos;

Cárdenas lembra ainda que, em caso de suspeita da presença de carrapatos estrela, a população deve comunicar o Centro de Controle de Zoonoses pelo telefone (19) 3427-2400.