A Empresa Municipal de Desenvolvimento Habitacional de Piracicaba (Emdhap) assina convênio com a Associação Pró-Mutirão da Casa Popular de Piracicaba (Muccap), amanhã (12), às 16 horas, no 11º andar do Centro Cívico.

A assinatura contará com a participação do presidente da Emdhap, Walter Godoy dos Santos; Ivani Olívia Fava Neves, presidente da Muccap e o prefeito Barjas Negri. “Esta é mais uma parceria que ajuda a diminuir o déficit habitacional de Piracicaba”, lembra Godoy.

Este convênio terá validade até 31 de dezembro de 2008. “O interessante é que a construção das casas conta com a ajuda da população, seja com dinheiro ou com o voluntarismo”, reforça o presidente da autarquia.

A Emdhap proporcionará cooperação técnica para a Muccap, por meio de assistência jurídica para orientar a Associação quanto à contratação de mão-de-obra para a construção das casas populares, assistência técnica com engenheiro para elaborar os projetos e acompanhar as obras e fornecer, mediante ressarcimento, material de fabricação própria. A Muccap, por sua vez, será responsável pela captação dos recursos financeiros necessários à construção das casas populares, contratação da mão-de-obra e fornecimento de materiais para a execução das obras e serviços.

Como funciona a Muccap

A Muccap foi fundada em 1993. Desde então, já construiu cerca de 240 casas, seja em mutirão, autoconstrução ou empreitadas. O objetivo, segundo Ivani, é incentivar a construção de moradias populares para atendimento de famílias que moram em assentamentos precários, favelas ou área de risco.

Cada casa tem 40 metros quadrados, com dormitório, sala, cozinha e banheiro. São construídas de alvenaria convencional e custam, em média, o valor de R$ 10 mil. Ivani informou que se costuma manter as famílias em seu local de origem, mas “com acesso a moradia digna”.

O beneficiário, que é contemplado após análise de assistente social, retorna 30% do valor em prestações determinadas de acordo com a renda familiar. “Normalmente são atendidas as pessoas que estão numa faixa de renda que impossibilita o acesso ao financiamento institucionalizado”, disse Ivani.

Os recursos para a construção são provenientes de doações de cerca de 350 associados da Muccap, que também são voluntários, num valor de R$ 7 mil por mês (cerca de R$ 20 por associado). A Associação arrecada também aproximadamente R$ 9 mil/mês, através de eventos.